quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O sonho empreendedor de Bel Pesce, "A Menina do Vale"

Luís Celso Jr./ Gazeta do Povo / Dúvida entre ITA, no Brasil, e MIT, nos EUA, foi o início da trajetória de sucesso de Bel Pesce
A empreendedora Bel Pesce, destaque brasileiro no Vale do Silício e sócia da Lemon, falou sobre sua trajetória e sobre como empreender com sucesso


Após conquistar o Vale do Silício, Bel Pesce conquistou o público na Campus Party Recife, evento que teve início na quinta-feira (26) e vai até segunda (30) na capital pernambucana. Simpática, dona de uma história inspiradora, com só 24 anos ela é empreendedora de sucesso e sócia da startup Lemon. A "menina" Bel apresentou seu case pessoal neste sábado (28) no Chevrolet Hall. Um sonho vivido, segundo ela. "De vez em quando não sei se estou sonhando ou acordada", confessa.
Na sua apresentação, Pesce começou por falar sobre como conseguiu entrar no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Filha de família de classe média de São Paulo, geek, sempre gostou de matemática e pensava em fazer vestibular para o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), mas por indicação de um professor mudou de planos. Atrasada no processo seletivo, teve que correr atrás do prejuízo procurando indicações de ex-alunos e de fazer a prova seletiva.
Já aprovada, conta que se dedicou muito aos estudos. O MIT pedia que os estudantes fizessem quatro disciplinas regulares por semestre. Ela fazia 13. Ainda na faculdade, trabalhou no próprio instituto, desenvolveu projetos empreendedores e completou seu currículo com importantes passagens por empresas como Microsoft, Google e Deutsche Bank. "Muitas vezes a gente vê na mídia histórias de sucesso da noite para o dia. Isso não existe", afirma.
Ao final do curso, se mudou para o Vale do Silício, na Califórnia, onde trabalhou novamente no Google e começou mestrado. Mas sentia uma vontade diferente, de ter o negócio próprio. Pesce conta que só aprendeu o que é empreendedorismo na faculdade, onde desenvolvou alguns projetos e participou de competições. "Sempre fui empreendedora e não sabia", completa.
Decidida, abandonou o gigante das buscas, foi para um empresa menor e quando a oportunidade apareceu encontrou um sócio e fundou a Lemon. A empresa tem no seu principal produto uma "carteira virtual", na qual é possível controlar finanças, recibos e até cartões. "As oportunidades aparecem", conta. "Além disso, a gente nunca faz nada sozinho. Sempre há trabalho em equipe", completa.
Livro
Fora a história de sucesso da sua carreira e a startup, Pesce fez um experimento em maio deste ano: lançou o livro virtual chamado "A Menina do Vale". Um post no Facebook, e depois de um mês o material já tinha 1 milhão de downloads, conta ela.
Foi então que decidiu lançar o livro físico, o que fez durante a Campus Party Recife. O material, publicado pela Editora Leya, é fruto de uma agenda de anotações que faz há anos, toda a noite. Nela escrevia tudo que aprendia durante o dia, pessoas que conhecia, tudo "para não esquecer". "É algo bem nerd", confessa.
O livro físico tem três capítulos a mais que o virtual, que ainda está disponível para download no site oficial.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

A nova queridinha das redes sociais é indelicada

Comentada por milhões de usuários do Facebook, a personagem Gina Indelicada chegou a assustar os donos da marca de palitos Gina. Diante do sucesso, o criador foi convidado a tocar projetos com a empresa

Pedindo um conselho financeiro, um rapaz pergunta como sair do vermelho. A resposta chega abusada: “Use absorventes!”. A frase ferina é atribuída a uma mocinha da década de 1970 que estampa a caixa de palitos da sexagenária Gina e uma página na rede social facebook. Por trás dela, Ricck Lopes, um estudante de publicidade mineiro, de 19 anos, que conquistou mais de 1,3 milhão de seguidores e foi citado por mais de 2,3 milhões de usuários em 15 dias. O sucesso também chegou ao mundo real e a moça já estampa camisetas.

Gina Indelicada, nome da personagem da rede social, foi criada sem autorização da Rela Gina, detentora da marca de palitos. Ao saber do fenômeno, o diretor-presidente da empresa, Luiz Carlos Rela, chegou a afirmar que acionaria o departamento jurídico para ver que providências tomar. A decisão foi por manter vivo o personagem e chamar seu criador para tocar projetos junto à empresa.

Na opinião do publicitário Sérgio Gouveia, publicitário da agência Register, a Rela Gina teve sorte em despertar ação que repercutisse bem em nichos de mercado em que tinha baixo recall, o público jovem, conectado às redes sociais. “Gente que não conhecia a marca passou a conhecer. Eles ganham recall com isso”, explica. Túlio Pinheiro, publicitário da 101 Macaco, diz que a Gina agora faz parte da cultura pop, e é comparando com marcas mundiais. “Assim como tem camiseta com estampa que brinca com a Coca-Cola, também tem da Gina”.

Sérgio ressalta que as redes sociais são ambientes ainda pouco conhecidos, sem fórmulas exatas para o sucesso ou fracasso. E as chances de revés também existiam. “As empresas tem que tomar cuidado em como alguma coisa entra na internet”, afirma.

Cautela não significa fugir das redes sociais e ambos os publicitários concordam que a empresa fez bem em não proibir que Ricck continuasse a usar a marca. Para Túlio, a empresa não tinha a ganhar se fosse contra a repercussão. “Não adianta querer brigar. Os gestores podem escolher não participar de redes sociais, mas não cabe a eles escolher estar ali ou não. Não se tem controle”.

Ideia
Para Sérgio, a personagem integra e exacerba elementos do cotidiano. “Nem sei se ele foi beber nessa fonte, mas é uma postura do Seu Lunga aqui do Ceará. Gente indelicada, ignorante”. Ele destaca a encenação na interação entre público e personagem, já que os que provocam sabem que a resposta será ferina. O discernimento dos internautas, segundo ele, evita que o mau-humor da Indelicada faça o mercado se voltar contra a Rela Gina. “Eles sabem que a marca não está por trás disso”.

Para quem quer aproveitar o terreno fértil das redes sociais, Sérgio só tem um conselho: que doses de bom-senso sejam misturadas à criatividade. Ricck e Gina poderiam ter se prejudicado com essa exposição. Como tudo parece ter dado certo, a Indelicada deu cria. Gina Filha é o mais novo alvo das grosserias da mãe, mas não sem retrucar.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A empresa Rela foi fundada em 1945 em São Paulo. Seus produtos levam a marca Gina, uma homenagem à mãe dos fundadores. Além de palitos de dentes, a empresa fabrica palitos de sorvete, churrasco, trabalhos manuais e prendedores de roupa.

Saiba mais

Algumas indelicadezas

“Gina, você assiste carrocel?
Resposta: Não, mas as aulas de português eu assisti todas. Você devia fazer o mesmo”

“Gina, fala uma coisa que te dar água na boca.
Resposta: Bebedouro”

“Gina, que tipo de parada vc não curte?
Resposta: Respiratória”

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Aplicativo para smartphones mostra postos com combustível mais barato

O pplicativo Proteste Postos está disponível para Android e iOS


  • O pplicativo Proteste Postos está disponível para Android e iOS
Carro com tanque vazio, em uma região da cidade que você não conhece muito bem. Como saber onde encontrar o melhor preço para abastecer? Seu smartphone pode ajudar nessa tarefa com o aplicativo gratuito Proteste Postos, disponível para celulares com Android ou  iOS (iPhone). A ferramenta usa o sistema de localização do aparelho para mostrar alguns postos com melhores preços na região.
A Proteste, organização que busca defender os direitos do consumidor, realiza estudos e comparativos para avaliar a qualidade de produtos e apontar preços mais baixos, seja em publicações ou mesmo via aplicativo.

DIRETO AO PONTO

Nome: Proteste Postos
Categoria: Navegação/Transportes
Preço: Grátis
Sistema operacional: iOS 3.1 ou superior; Android 2.1 ou superior
Pontos positivos: Gratuito; comparação entre preços dos postos na região
Ponto negativo: Exibiu distâncias erradas nos testes; busca de postos limitada; faltam informações sobre gasolina aditivada
Identificada a localização do aparelho, o aplicativo exibe uma lista com os endereços mais próximos. As informações que exibidas pelo app são: a distância em quilômetros e os preços cobrados no álcool, gasolina, diesel e GNV, mas fica devendo informações sobre gasolina aditivada. No ícone Ver mapa é possível conferir a localização do posto mais próximo.
Ao selecionar o estabelecimento, também é possível fazer rapidamente o cálculo dos gastos. Basta tocar no ícone Simular, escolher o tipo de combustível (a calculadora já importa os preços) e quantos litros pretende colocar, para ter o valor na tela, inclusive com uma estimativa de autonomia do veículo, de acordo com as informações fornecidas pelo usuário ao app. Os valores são fornecidos pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
A iniciativa é interessante, mas o programa precisa melhorar em alguns aspectos. Durante nossos testes, por exemplo, os dez postos exibidos na lista apresentavam como distância 2,7 km, informação no mínimo estranha. Bastou fazer uma busca no Google Maps para confirmar que esse dado estava errado. Além disso, a lista de estabelecimentos não inclui vários postos na região pesquisada.

Mini satélites da NASA serão controlados por smartphones Android

Uma equipe da NASA, de Ames Research Center em Moffett Field, na Califórnia, está preparando o lançamento de satélites em miniaturas


Mini satélites da NASA serão controlados por smartphones AndroidUma equipe da NASA, de Ames Research Center em Moffett Field, na Califórnia, está preparando o lançamento de satélites em miniaturas. O projeto, nomeado de PhoneSat, faz parte de um experimento maior chamado de CubeSat Launch Initiative, na qual fazem parte eletrônicos de consumo em “nanosatélites”.  O que chama realmente a atenção do experimento é que ele é baseado em um smartphone Android.
Na estrutura do chamado PhoneSat 1.0 , existe um aparelho Google Nexus one, na qual é capaz de controlar todas as funções do satélite. No entanto, a NASA também já estaria testando a versão 2.0 do sistema, ao qual faz uso do smartphone Samsung Nexus S.
O lançamento ainda não tem data definida para ocorrer, apenas estima-se que as duas versões devam ser lançadas no mesmo dia para poder ser feita uma análise comparativa.  O que já é sabido é que o lançamento ocorrerá somente no ano que vem e que o custo máximo de um deles será de US$ 3.500.

Samsung anuncia Galaxy Player com tela de 5,8 polegadas


Às vésperas da IFA 2012, feira de eletrônicos que começa nesta semana em Berlim, a Samsung anunciou um novo Galaxy Player, player de mídia portátil com tela gigante de 5,8 polegadas que possui design inspirado no Galaxy S III. O gadget será inicialmente voltado ao mercado educacional.
Assim como os outros integrantes da família Galaxy Player, a versão de 5,8 polegadas não faz ligações (ainda bem!) e possui apenas conexão Wi-Fi. Infelizmente, a tela possui resolução de apenas 960×540 pixels e painel de TFT-LCD – uma tela AMOLED com resolução HD num dispositivo desse tipo seria muito bem-vindo. O aparelho é grande e pesado, com 16,6 cm de altura, 8,6 cm de largura e 221 gramas.
Player de mídia da Samsung é quase um tablet

O Galaxy Player 5.8 roda Ice Cream Sandwich, tem 1 GB de RAM, câmera frontal VGA, versões de 16 GB ou 32 GB de armazenamento interno com expansão por cartão microSD, e uma bateria de 2.500 mAh para dar conta da tela.
A Samsung ainda não divulgou preços ou datas de lançamento do Galaxy Player 5.8. Essas e outras informações devem ser reveladas durante a IFA 2012, mesmo evento em que deve ser anunciado o suposto Galaxy Note II. E, como lembra o Engadget, lembre-se de comprar calças com bolsos maiores junto com o player.

Com informações: The Verge.

Frank Gehry projeta novo edifício do Facebook na Califórnia


Prédio terá jardim e espaços de convivência na cobertura, além de um túnel para o atual escritório da empresa


O arquiteto Frank Gehry foi escolhido para projetar o novo edifício do Facebook em Menlo Park, na Califórnia. O projeto prevê a construção de um novo campus a oeste do terreno já ocupado pelo escritório da rede social desde o ano passado.
Divulgação












A pedido de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, o novo edifício será um grande salão, sem divisão entre os funcionários da empresa. Para que estes possam circular entre o novo e o antigo campus, o projeto inclui a construção de um túnel de pedestres e ciclistas entre os terrenos.
De acordo com o projeto, será construído um jardim em toda a cobertura do prédio. Neste espaço, também serão implantados cafés e quiosques para alimentação dos funcionários.
A área externa do edifício terá uma grande área verde e espaços para lazer. As obras devem começar no primeiro semestre de 2013. 
Divulgação












Divulgação
 






Divulgação

Próxima música de Will.i.am irá estrear primeiro em Marte

Transmitida pela sonda Curiosity, "Reach for the Stars" será tocada pela primeira vez no Planeta Vermelho.

Próxima música de Will.i.am irá estrear primeiro em Marte
(Fonte da imagem: Divulgação/will.i.am)


Em parceria com a NASA, o cantor will.i.am, do grupo Black Eyed Peas, irá lançar sua próxima música “Reach for the Stars” em Marte. A transmissão irá ocorrer na tarde da próxima terça-feira, dia 28 de agosto, por meio da sonda Curiosity. Ao mesmo tempo, um evento será organizado pela agência espacial norte-americana em um de seus laboratórios, na cidade de Pasadena, Califórnia.

Durante o evento, membros do time responsável por enviar a sonda Curiosity ao Planeta Vermelho explicarão detalhes sobre a missão e a tecnologia empregada nela a estudantes. Em seguida, o cantor will.i.am irá realizar a premiere de “Reach for the Stars”, uma composição sobre o amor do cantor pela ciência e tecnologia.

O evento será transmitido ao vivo por meio do site da agência espacial a partir das 17h do horário de Brasília.

Fonte: NASA


País deve fabricar smartphone isento de tributo antes do Natal, diz ministro


'Queremos que modelo básico seja vendido por R$ 200', disse.
Governo trabalha para melhorar a carga tributária do setor, afirmou.


O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta segunda-feira (27) que o governo trabalha para melhorar a carga tributária do setor e, consequentemente, o ambiente de negócios em telecomunicações.
Ministro Paulo Bernardo participou de evento com empresários nesta segunda-feira (27) em São Paulo (Foto: Gabriela Gasparin/G1)Um dos planos que o governo está adotando, segundo ele, é incluir smartphones na Lei do Bem (que isenta a fabrição de computadores de impostos federais).
De acordo com o ministro, o Brasil deve "começar a produzir smartphone antes do Natal e com isenção de tributo". O governo quer que um modelo mais básico, onde é possível navegar na internet e acessar redes sociais, por exemplo, seja vendido por R$ 200, segundo ele.
“A MP foi aprovada, ela tramitou no Congresso, foi aprovada no começo de julho, e mandada para o governo. Temos um prazo para fazer a sanção e, no ponto específico de smartphone, a presidente falou que vai sancionar (...). Posso estar enganado, mas acho que está nesta semana ou na semana que vem o prazo final para a sanção”, disse o ministro.
Ele disse ainda que a carga tributária sobre os serviços do setor de telecomunicações é alto.  "Só para se ter uma ideia do que estamos falando de tributação, quando você recebe uma fatura de telefone fixa ou internet fixa, em média uma fatura de R$ 100 tem R$ 36 de impostos. Se for de tecnologia móvel, de R$ 100, a carga é de R$ 38 de tributos e R$ 62 de serviços", disse.

Ele lembrou, ainda, que o peso das tarifas nas chamadas de celulares pré-pagos é maior que nos pós-pagos, mas afirmou que, geralmente, a pessoa que usa o pré-pago é aquela que tem condições financeiras inferiores. "A chamada do pré-pago custa duas vezes e meia mais. Quem fala cem minutos no pós paga R$ 20,68 de impostos. No pré, paga R$ 51,64 de impostos", disse.
O ministro participou nesta segunda-feira (27) de reunião do grupo Lide de líderes empresariais em São Paulo.