sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Um guindaste nos céus de Marte


Na madrugada desta segunda feira (6), mais precisamente às 02h31, a Nasa promete pousar, suavemente, o jipe Curiosity na superfície de Marte. Por que promete? Porque o jipe tem o tamanho de uma caminhonete e pesa mais de uma tonelada. Tudo isso após entrar na atmosfera marciana a mais de 21 mil km/h.
Promessa é dívida, mas como fazer com que um jipe do tamanho de uma caminhonete pouse suavemente e não produza uma cratera do tamanho de uma caminhonete? Como fazer o jipe frear de 21 mil km/h para uma velocidade de apenas 2,5 km/h de modo a tocar o solo com segurança?
O processo todo de pouso admite margem de erro zero, segundo Steve Sell, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa e deve durar uns 7 minutos, já batizados de “7 minutos de terror’.  Comandado pelo computador de bordo, o  pouso será assim (esperamos).
A cápsula contendo o jipe adentra a atmosfera marciana e a fricção reduzirá a velocidade de 21 mil para 1.600 km/h. O atrito com a atmosfera fará o escudo térmico da cápsula atingir 2.100ºC, fazendo-o brilhar nos céus.
Quando a velocidade cair, um paraquedas de 20 metros de diâmetro vai se abrir, sustentando a cápsula através de cabos de 53 metros de comprimento.
Nesse instante o escudo térmico será ejetado para longe e finalmente o jipe (ainda preso ao seu módulo de descida) estará exposto, podendo até adquirir algumas imagens da descida. Os radares do jipe vão acompanhar a queda, avaliando a velocidade de descida. Esse paraquedas será o maior e mais forte a ser usado em outro planeta, já que terá que sustentar o tranco produzido na desaceleração, o equivalente a 33 toneladas.
Quando a velocidade cair de 1.600 km/h para 320 km/h, pequenas explosões vão libertar o paraquedas e fazer com que o módulo despenque em queda livre por um mísero e aterrorizante segundo, até que os retrofoguetes sejam acionados. Os foguetes é que vão frear a queda até a velocidade de pouso, tomando uma trajetória lateral que evite que o paraquedas caia sobre o módulo, mas também que o guie para a área de pouso.
Quando o módulo estiver a 20 metros do solo, três cabos de nylon vão baixar o jipe até 7 metros abaixo do módulo, criando um verdadeiro guindaste celeste. Quando o Curiosity tocar o solo suavemente, cargas explosivas vão desprendê-lo dos cabos e o guindaste vai voar para longe, para não cair sobre o jipe.
Complicado e muito arriscado, por que? Porque o Curiosity é o maior e mais pesado jipe a pousar em Marte. As soluções anteriores, como retrofoguetes, airbags e paraquedas não funcionariam nesse caso. A solução então foi combinar vários métodos de pouso e ainda mais, posicionar os retrofoguetes bem longe do jipe, em um guindaste. Isso porque, além de jogar muita poeira nos instrumentos, os retrofoguetes produziriam crateras que o jipe teria de desviar para poder iniciar suas atividades. Haveria o risco dele ficar preso ou se danificar numa delas.
A Nasa preparou uma simulação em vídeo considerada a mais realista já feita: http://www.nasa.gov/multimedia/videogallery/index.html?media_id=146903741 Vale muito a pena, apesar de estar com explicações em inglês. De tão ousado, acho que vai valer a pena acompanhar a descida ao vivo pela Nasa TV!

por Cássio Barbosa |
categoria Observatório

Presidente da Nintendo reafirma o poder de jogabilidade do Wii U



Muita gente está achando que a Nintendo está de brincadeira com a nova geração de consoles, mas o presidente da BIG N, Satoru Iwata, diz que não é bem por aí, não. 
Com a Sony e a Microsoft na bota, ficar dando sopa no mercado dos games é a coisa que a empresa japonesa está cuidando para não fazer, e, com o lançamento do Wii U, a garantia de que o sucesso da plataforma entre os hardcore gamers possa acontecer é grande. Isso aliando algumas das principais desenvolvedoras de jogos, como a Ubisoft, que já deu sua declaração de amor ao novo aparelho e seu total apoio na produção de títulos. 
Agora, Iwata pegou o bonde da confiança e falou mais um pouco sobre o que os jogadores podem esperar da Nintendo com seu Wii U que, segundo o próprio, terá uma jogabilidade nunca antes experimentada.
“Temos a intenção de lançar o Wii U no final de 2012. O aparelho possui um novo controle chamado Wii U GamePad, com uma touchscreen de 6.2 polegadas. Com a combinação entre o nosso GamePad e a tela da televisão, os jogadores poderão desfrutrar de um jogo que terá a vantagem de contar com duas formas de visualização”, disse Iwata.
Apesar do novo aparato técnico, a empresa aposta na experiência diferenciada que o console irá proporcionar. 
“Para games com base multiplayer, o Wii U possibilita uma jogabilidade assimétrica, o que significa que o grupo de jogadores que estiverem usando o Wii U GamePad terá uma maneira de jogar totalmente distinta dos que usarão o Wii Mote convencional. Dessa forma, podemos oferecer uma experiência mais profunda e um entretenimento que ninguém teve a oportunidade de provar antes”, concluiu. 
Entre os games testados para comprovar a palavra do japonês, ZombiU é o que mais chama atenção nesse sentido.

Hotmail é substituído pelo Outlook.com e ganha novos recursos

Em breve, o serviço de e-mail vai oferecer integração com o Sjype, permitindo a chamada em vídeo pelo Outlook. Foto: Reprodução
Em breve, o serviço de e-mail vai oferecer integração com o Sjype, permitindo a chamada em vídeo pelo Outlook
Foto: Reprodução

A Microsoft revelou nesta terça-feira uma versão atualizada de seu serviço gratuito de e-mails, o Hotmail, na tentativa de reverter as perdas no mercado ocasionadas pelo crescimento do Gmail, do Google. O portal Outlook.com substituirá o Hotmail, que passa por uma renovação visual com o objetivo de conquistar usuários das redes sociais.
Na prática, para os usuários do Hotmail.com, a mudança significa apenas uma alteração na interface no serviço de e-mail. O novo visual, que já está disponível no Brasil, não representará nenhuma alteração nos endereços de e-mail dos usuários.
O novo serviço de e-mail traz novas funcionalidade ao e-mail da Microsoft, como caixa de entrada integrada com redes sociais, permitindo receber atualizações do Facebook ou do Twitter. Além disso, o Outlook.com agora terá integração com o Skype, permitindo realizar chamadas de vídeo diretamente do e-mail.
Outros serviços da companhia estão presentes no novo e-mail. Os usuários podem enviar fotos e documentos pelo SkyDrive - serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft - em vez de anexar arquivos à mensagem. O Outlook traz também um serviço web do Outlook, que permite visualizar e editar arquivos de Word, Excel e PowerPoint sem sair da caixa de entrada.
Com 36% do mercado, o Hotmail é o maior serviço de e-mails do mundo, com 324 milhões de usuários, segundo o comScore. Porém, tem perdido usuários rapidamente desde o lançamento do Gmail, que alcançou 31% do mercado em junho. O Yahoo! Mail se mantém praticamente estável com 32% dos usuários de e-mails.
O Outlook.com é a tentativa da Microsoft de reverter o mercado, aproveitando a familiaridade dos usuários com o serviço, utilizado por grande parte do mercado corporativo mundial. Na apresentação do novo serviço, a companhia ensina os usuários a alterar as configurações do Gmail para que as mensagens sejam reencaminhadas para o Outlook.com.
O Hotmail, lançado em 1996, foi um dos primeiros serviços de email online, e a Microsoft não o atualizava há oito anos. "Muita coisa mudou nos último oito anos e acreditamos que seja a hora de um email de cara nova", afirmou Chris Jones, o vice-presidente da divisão Windows Live da Microsoft, em um post no blog da empresa.
O novo look é simples e nada poluído, com muito espaço em branco, e lembra a recente reformulação do Gmail empreendida pelo Google. A publicidade é veiculada de forma discreta em uma coluna na porção direita da tela, e só quando o usuário está olhando suas pastas de arquivo. Não são veiculados anúncios quando as mensagens estão abertas.

Facebook cria novo espaço para partilhar histórias

A rede social de Mark Zuckerberg desenvolveu um novo espaço ao qual os usuários do Facebook podem relatar suas histórias de como utilizam o meio para mudar as suas vidas.



Facebook cria novo espaço para partilhar históriasA rede social de Mark Zuckerberg desenvolveu um novo espaço ao qual os usuários do Facebook podem relatar suas histórias de como utilizam o meio para mudar as suas vidas. Intitulado como “Facebook Stories”, o site foi lançado nesta semana e de início, um conjunto de histórias dedicadas ao tema das recordações.

Como principal destaque, a história de um indiano de 29 anos, ao qual perdeu a memória após ter ficado gravemente doente. O rapaz conta que através do Facebook conseguiu reatar suas antigas amizades, como também relembrar  alguns fatos do passado. Mayank Sharma disse que conseguiu tudo isso através do envio de textos e mensagens sobre a sua vida com os amigos.
Conforme a apresentação do novo espaço, o exemplo de histórias “extraordinárias, peculiares e capazes de incentivar o pensamento e ideias dos mais de 950 milhões de pessoas de todo o mundo que compõem a comunidade do Facebook”.
O site irá apresentar um tema por mês e também contará com algumas áreas especiais onde será possível encontrar sugestões sobre vários assuntos, como livros, músicas, etc.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Instagram continua crescendo e chega à marca de 80 milhões de usuários


Aplicativo ganhou 30 milhões de usuários em três meses

Rio -  No início de maio, logo após a venda para o Facebook e o lançamento da versão para Android, o Instagram chegou a 50 milhões de pessoas cadastradas. Nesta quinta-feira, os responsáveis pelo aplicativo divulgaram informações que confirmam o forte crescimento do Instagram.
O serviço agora conta com 80 milhões de usuários cadastrados. Segundo os criadores do serviço, mais de 4 bilhões de fotos já foram compartilhadas por meio do Instagram.
Criado em 2010 pelo brasileiro Mike Krieger e pelo americano Kevin Systrom, o Instagram é um aplicativo para compartilhar fotos por meio de aparelhos iPhone e Android. O Instagram permite aplicar filtros às fotos, simulando fotos tiradas em máquinas fotográficas antigas, entre outros efeitos.
As informações são do iG

Novo trailer de PES 2013 mostra Neymar fazendo dancinha


Rio -  Foi divulgado na nesta terça-feira o novo trailer do jogo Pro Evolution Soccer 2013 (PES), em que o atacante do Santos Neymar aparece fazendo uma de suas dancinhas ao comemorar um gol. O vídeo apresenta o sistema PlayerID, que personaliza as jogadas mais utilizadas pelo jogador.
Foto: Reprodução
Neymar aparece dançando ao final do trailer | Foto: Reprodução
O PES é um dos games de futebol mais famosos no Brasil. A próxima edição da série, que será lançada em 1º de novembro para 3DS, PC, Xbox 360, Wii, PS3, PS2 e PSP, traz o próprio Neymar na capa da versão brasileira.

Confira o vídeo!

Facebook tem 83 milhões de perfis falsos

Os fakes já correspondem a cerca de 8,7% do total de contas


Dilma BoladaReprodução / Facebook
No Facebook, página Dilma Bolada publica mensagens divertidas, numa paródia à presidenta Dilma Roussef



e os perfis falsos (os chamados “fakes”) fossem um país, a nação seria maior do que Egito, Alemanha, França, Reino Unido, Itália ou mesmo o dobro da Argentina.
Cerca de 8,7% das contas na rede social são falsas, o que daria algo na casa dos 83 milhões, segundo formulário da empresa destinado à Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos.
Deste total de fakes, de 8,7%, os spams, ou propaganda indesejada que “polui” a rede, responde por 1,5%. O resto é erro de usuário (como contas duplicadas, por exemplo).
Este relatório é enviado ao governo dos EUA a cada trimestre. No passado, os fakes eram algo entre 5% e 6% (de 40 a 50 milhões).

Ice Cream Sandwich está em mais de 15% dos aparelhos Android, diz Google

Segundo dados da gigante de buscas, última versão da plataforma, a Jelly Bean, chega a 0,8% dos dispositivos

O Google atualizou na quarta-feira (01/08) os números que mostram como está a distribuição das versões do Android nos dispositivos móveis com a plataforma. De acordo com a companhia, o Ice Cream Sandwich (ICS) ainda está em segundo lugar, já que está presente em 15,9% dos aparelhos. A primeira posição ainda é do Gingerbread, que tem 60,6% de presença.
O Fryo ocupa a terceira colocação entre as versões mais populares, com 15,5% de presença nos dispositivos móveis, enquanto a Eclair fica na quarta colocação com 4,2%. Honeycomb está em quinto lugar, com 2,3%; seguido pelo Jelly Bean, com 0,8%; Donut, 0,5%; e Cupcake, 0,2%.
No último balanço, o Android 4.0 ICS tinha pouco menos de 11%, o que mostra que as atualizações estão chegando aos usuários. Já o Gingerbread apresentou queda, antes ele estava em 64% dos aparelhos. Uma das possíveis causas para um sistema operacional com pouco menos dois anos ainda ser mais utilizado que suas atualizações é o atraso na disponibilização do ICS pelas OEMs.