quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Vídeo de divulgação do UFC Rio III já está na Internet


Evento terá Anderson Silva como astro principal, diante da 'zebra' Stephan Bonnar


EUA - O trailer oficial do UFC Rio III está devidamente lançado. Programado para o dia 13 de outubro, o evento tem como destaque o duelo entre Anderson Silva e o americano Stephan Bonnar. No vídeo, o brasileiro é tratado como "o melhor lutador da história", mote para dois possíveis finais: "um nocaute espetacular ou "uma zebra histórica" que, no caso, seria a eventual vitória de Bonnar.

Nas casas de apostas, a vitória de Anderson Silva está cotada com 93%. Convém lembrar que o Spider vai lutar na categoria acima da sua, pois o combate foi aceito pelo brasileiro há pouco mais de um mês e não teria tempo de perder peso para colocar o cinturão dos médios em jogo. A categoria de Anderson vai até 84 quilos. Assista ao vídeo e confira o card do UFC Rio III.


13 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ)

CARD PRINCIPAL
Anderson Silva x Stephan Bonnar
Rodrigo Minotauro x Dave Herman
Glover Teixeira x Fábio Maldonado
Jon Fitch x Erick Silva
Wagner Caldeirão x Phil Davis
Demian Maia x Rick Story

CARD PRELIMINARRony Jason x Sam Sicilia
Gabriel Napão x Gerônimo Mondragon
Gleison Tibau x Francisco Massaranduba
Diego Brandão x Joey Gambino
Serginho Moraes x Renée Forte
Luiz "Banha" Cané x Chris Camozzi
Cristiano Marcello x Reza Madadi

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Pra que serve um vereador?



Editora GloboÉ ano bissexto, de Olimpíadas e de que mais mesmo? Ah, sim, eleições municipais. Isso significa que em 7 de outubro, além do prefeito você terá que escolher um vereador para uma das 57.429 cadeiras disponíveis nas câmaras dos municípios do Brasil. Mas se o prefeito e seus secretários planejam e coordenam toda a administração da cidade, o que sobra ao vereador, esse cargo que em 2012 será disputado por cerca de 440 mil pessoas? (Há mais candidatos a vereador do que a soma de budistas e judeus no Brasil segundo o Censo de 2010.)

A Constituição de 1988 ajudou a definir a função desses políticos, apontando suas competências genéricas. Segundo a Carta, as principais são legislar e fiscalizar. As leis que eles redigem e aprovam não podem contrariar as das esferas superiores (estadual e federal), mas podem regulamentar algumas coisas importantes, como restrições a fumo em locais fechados e regras para venda de carne moída. Mas outras nem tanto, como o nome novo daquela rua que você nem sabe que existe. Na área de fiscalização, cabe a eles acompanhar gastos do município, avaliar ações do prefeito e cobrar transparência. Além disso, eles devem atuar como administradores das próprias Câmaras, e às vezes até como juízes, ao processar e julgar o prefeito e os próprios colegas em caso de irregularidades. Isso é o que diz a lei.



No dia a dia, porém, a atividade que toma mais tempo dos vereadores é o atendimento de pedidos de indivíduos, comunidades e outros grupos de eleitores. Sabe aquelas faixas que dizem “Obrigado vereador Fulano por trazer o asfalto à comunidade da Vila Ribeirinha”? Pode ser asfalto, mas também pode ser emprego, remédio, óculos, dinheiro para pagar contas, material de construção. Ou seja, atender a demandas específicas e imediatas, sejam individuais ou coletivas. Isso é o que a maioria dos vereadores tenta fazer — até porque é justamente isso que os eleitores esperam dele.

Uma pesquisa publicada pelo Iuperj (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro) em 2009 mostra como um vereador da zona oeste do Rio construiu sua fama a partir da manutenção de “centros sociais” privados, com 80 funcionários cada um, que ofereciam desde cursos de lambaeróbica até consultas médicas e jurídicas. O Brasil está cheio de exemplos assim. E como essas atividades não estão proibidas em lei — ao menos fora do período eleitoral —, é complicado dizer se isso é certo ou errado.
“Medir o clientelismo, a troca de benefícios entre pessoas com diferentes níveis de poder, é muito difícil. A fronteira ética neste caso é muito borrada, porque por mais que isso possa ter uma conotação negativa, o vereador é importante como canal para resolver problemas pontuais da população”, diz Felix Lopez, cientista político do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Ele lembra que, afinal, esse é o representante político mais acessível ao cidadão comum.

“A maioria dos eleitores acha inadequado o vereador dizer: ‘Meu papel é legislar e fiscalizar e não vou fazer isso que você está pedindo’”, afirma Lopez, co-autor de um estudo que analisou em detalhes a rotina de vereadores de 12 cidades de Minas Gerais. Quando questionados sobre o que era mais importante em seu trabalho, 60% deles responderam que era “atender a pedidos individuais ou coletivos de eleitores” (veja à direita). Não por acaso, 44% deles disseram que essa era a atividade que mais ocupa seu tempo de trabalho.

No estudo, os autores apontam 3 fatores que ajudam a explicar esse perfil assistencialista do vereador. Um deles é a natureza quase amadora da gestão municipal brasileira, baseada em redes de contato pessoal. Outro seria o tamanho relativamente pequeno dos municípios do país — nos 89% com menos de 50 mil habitantes, não existe mesmo tanta coisa sobre o que legislar. Inclusive, a maior parte das câmaras nessas cidades só tem uma ou duas sessões por semana. A última explicação seria o poder reduzido desses políticos: questões importantes, como a definição do orçamento, acabam na mão dos prefeitos.


Para compensar e mostrar serviço na Câmara, os vereadores acabam sugerindo e aprovando um grande volume de leis que pouco ajudam a vida do cidadão. Uma análise dos 1.148 projetos aprovados na atual legislatura pelos vereadores de São Paulo, por exemplo, mostra que 63% deles servem apenas para mudar a denominação de ruas e logradouros ou criar datas comemorativas e homenagens.

Apesar de não afetar em nada a vida dos paulistanos — ou quem sabe até piorar a vida de quem tenta se localizar na metrópole —, isso é coisa séria na Câmara da cidade. Lá existem pelo menos 7 modalidades de honrarias: medalha Anchieta, diploma de gratidão, título de cidadão, medalha Tiradentes, diploma de reconhecimento, Salva de Prata e medalha civil municipal. Lembrando que essas homenagens também são muito úteis à manutenção de apoios políticos. Se você acha tudo isso um grande desperdício de dinheiro público, talvez seja melhor começar a pesquisar e escolher muito bem quem vai levar o seu voto de 5 dígitos.

Novo Megaupload está ‘quase pronto’


Segundo o fundador do site de downloads, Kim Dotcom, a próxima ‘encarnação’ de sua criação está a caminho


Editora Globo
Kim Dotcom, fundador do Megaupload // Crédito: GETTY
Você conhece a história do Megaupload. Em janeiro deste ano, o site de downloads foi fechado por encorajar a pirataria online e seu fundador, Kim Dotcom, foi preso na Nova Zelândia. Mas, durante o fim de semana, ele tuitou uma mensagem que dizia que a nova encarnação do site estaria a caminho, com 90% dos códigos prontos, servidores encaminhados e advogados, parceiros e investidores preparados.
Outros tuites de Dotcom indicam que o site irá estrear no fim de 2012. Mas o que será, exatamente, este novo Megaupload ainda não está claro.
Em uma entrevista no fim do ano passado, Kim também declarou que está criando o Megabox, uma plataforma que permitiria que os artistas vendessem suas criações diretamente para os consumidores, mantendo 90% do lucro. Este serviço também ficaria disponível até o fim do ano.
Via Mashable

Apple não devia ter abandonado nossos mapas, diz diretor do Google

Em entrevista, Eric Schmidt disse ainda que decisão foi da Apple e que empresa ainda não trabalha em app do Google Maps para iOS.


O Google parece concordar com a maior dos usuários que reprovou os novos mapas da Apple no iOS 6. Em entrevista recente, o diretor da gigante de buscas, Eric Schmidt, disse que “teria sido melhor se eles (Apple) tivessem mantido os nossos mapas”. As informações são do Mashable.
“Mas o que eu sei? O que iríamos fazer, forçá-los a mudar de ideia? A decisão é deles”, continuou de forma irônica o executivo.
Lançado na última semana, o iOS 6 para iPhone, iPad e iPod Touch virou alvo de críticas e piadas por causa do novo serviço de Mapas, que não utiliza mais o Google Maps. Reunindo os erros mais grosseiros dos Apples Maps, um Tumblr chamado “Amazing iOS 6 Maps” tem feito sucesso na web.
Além disso, o novo iOS também marca o fim do YouTube como aplicativo nativo do sistema móvel. Mas na semana anterior o Google já havia se antecipado ao lançar um novo aplicativo específico para os aparelhos da Apple.
Sobre fazer o mesmo com o Google Maps, Schmidt se limitou a dizer que “ainda não fizemos nada com o Google Maps”. Depois, lembrou que a novidade ainda dependeria da aprovação da Apple.
erromapaios6.png
Um dos muitos erros do Mapas no iOS 6 (Imagem: Amazing iOS 6 Maps)

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Dono da Cacau Show começou vendendo chocolates em Fusca



O empresário Alexandre Tadeu da Costa, criador da Cacau show, começou o negócio vendendo chocolates em um fusca branco

Foi em um Fusca branco 78 que o empresário Alexandre Tadeu da Costa, 41, começou sua trajetória de sucesso. Em 1988, então com 18 anos, ele colocava trufas e bombons de chocolate no banco de trás do carro e os vendia em padarias e supermercados da Zona Oeste de São Paulo (SP). Era o início da Cacau Show, rede de chocolates artesanais com 1.160 lojas em todo o país.

Costa já era um empreendedor antes mesmo de atingir a maioridade. Um ano antes, ele decidiu reativar a venda de chocolates dos pais, que além dos doces vendiam lingeries e artigos domésticos. Com a lista de contatos que os pais já tinham, conseguiu um pedido de 2.000 ovos de Páscoa de 50g.

O problema surgiu quando o fornecedor disse que não fabricava ovos de chocolate de 50g. O jovem saiu em busca de ajuda em lojas de atacado até encontrar Cleusa Trentin, a Dona Cleusa. Ela fazia ovos de Páscoa caseiros e aceitou ajudar o rapaz. “Ela me viu desesperado e pediu para eu comprar os materiais”, diz o empresário.
Da cozinha de 12 m2, a sede da Cacau Show foi para uma sala do mesmo tamanho na empresa dos pais do empresário. Eles criaram um catálogo de vendas para encomendas – a exemplo do que algumas marcas de cosméticos e perfumes – e a empresa cresceu. Funcionários foram contratados e Costa fez seu primeiro curso de chocolates na Bélgica, em 1996.Na cozinha de 12 m2 da Dona Cleusa, os dois trabalharam por 18 horas diárias, durante três dias, para dar conta do pedido. No final, o lucro obtido foi de US$ 500. Ao perceber que o mercado de chocolates artesanais era pouco explorado, o empreendedor utilizou o dinheiro para abrir oficialmente a empresa.

“A Bélgica é a ‘terra dos chocolates artesanais’, mais até do que a Suíça. Lá estão os melhores chocolates do mundo”, afirma. No total, Costa concluiu três cursos no país europeu.

O crescimento da marca obrigou a mudança de endereço da matriz. Em 2006, foi inaugurada a fábrica de Itapevi (a 40 km da capital paulista). A área total é de 70 mil m2. Além desta, existem outras quatro fábricas em funcionamento: Campos do Jordão (SP), Curitiba (PR), São Paulo (a primeira sede) e uma segunda em Itapevi, que juntas produzem mais de 12 mil toneladas de chocolate por ano.
  • Divulgação
    O empresário Alexandre Tadeu da Costa (à dir.), aos 17 anos, com de Cleusa Trentin (à esq.), na primeira cozinha da Cacau Show, em 1987

Primeira loja nasce por falta de espaço para estoque

A primeira loja da Cacau Show só foi inaugurada em 2001, em Piracicaba (a 160 km de São Paulo). Na Páscoa daquele ano, um distribuidor local comprou chocolates em excesso e não tinha espaço para estocar os produtos no apartamento. A solução foi criar um depósito com uma loja na frente.

“Foi um grande passo. Já tínhamos sucesso na venda porta a porta, mas, por ser um alimento, muitas pessoas não queriam esperar até quatro dias para o produto chegar. Elas preferem ir até a loja e comprar”, declara o empreendedor. Pouco depois, a empresa entrou para o franchising e expandiu de vez. Em 2011, o faturamento da rede foi de R$ 1,2 bilhão.

Pouca idade gerou desconfiança

A maior dificuldade enfrentada por Costa no início foi, por conta da pouca idade, transmitir credibilidade para bancos, fornecedores e clientes. Porém, ele diz que a persistência o ajudou a mudar o cenário. “Tinha tanta força de vontade que acabava conquistando os outros com o brilho dos olhos.”

O criador da Cacau Show afirma que o principal para um empreendedor é tentar sempre, ter inciativa e não temer o erro. “Na vida há dois caminhos: ou você vai ser a vítima e reclamar de tudo, ou vai ser o protagonista e encarar os desafios.”

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Corinthians é o maior clube de futebol do Brasil e das Américas


Pode parecer o reflexo do óbvio, mas não é tão fácil: é preciso provar. O estudo é simples, mas envolve números, gráficos e algumas variáveis. Não é o tipo de post “nossa, que emocionante”. Então, se para você basta o orgulho de saber que nosso time é o maior, pode parar por aqui e deixar um “VAI, CORINTHIANS” nos comentários. Se o tema te interessar, vá até o final.
Foram considerados os seguintes tópicos:
- Patrimônio e Ativos;
- Valor da marca;
- Faturamento;
- Potencial de consumo;
- Exposição internacional;
- Mídias sociais;
- Modelo de gestão.

PATRIMÔNIO E ATIVOS
O valor patrimonial ainda pode ser contestado pelo simples fato da Arena Corinthians não estar pronta. Mas em recente estudo da Revista Forbes, o Corinthians foi o único clube citado entre os 37 patrimônios bilionários do país (o valor da marca foi preponderante). Com o estádio pronto, o valor patrimonial será indiscutível.
Um imóvel sofre variações no seu valor conforme a etapa da construção. Funciona assim quando compramos um apartamento. Na planta, ele tem um valor. Parcialmente construído, outro. Finalizado tem outro ainda maior. Certamente, se avaliada, a Arena Corinthians dará ao Corinthians também a liderança patrimonial.

VALOR DA MARCA
A marca corinthiana é a única bilionária dentre os clubes das Américas. É o único clube que figura entre as 25 maiores marcas do futebol mundial. Sua marca é estipulada em mais de 1 bilhão de reais (valor exato no gráfico).
Esse estudo é realizado pela BDO e considerou 18 variáveis. Entre elas: dados financeiros históricos, desempenho do marketing, hábitos de consumo dos torcedores, dados econômicos e sociais, entre outros.
Como fonte, os balanços dos clubes fornecem os dados. Transferências de atletas não são levadas em consideração. Para avaliar a marca é considerado o esforço para aumento de receita e não o valor contábil dos ativos.

COMPOSIÇÃO DO FATURAMENTO
Há três anos consecutivos, o Corinthians fecha o ano com o maior faturamento entre os clubes brasileiros. O crescimento em 2011 foi de 37% (veja gráfico do globoesporte.com abaixo). Após a ilustração, apresentarei alguns dados para, quem sabe, tentar estipular o faturamento de 2012.

BILHETERIA
Só em bilheteria, somando o Campeonato Paulista, Libertadores da América e Campeonato Brasileiro, o Corinthians já atingiu a marca aproximada de R$ 17 milhões de LUCRO LÍQUIDO. O valor bruto é ainda mais assustador. A tendência até o final da temporada é que o Timão atinja um valor superior a R$ 20 milhões livres de custos.

DIREITOS DE TV
Hoje o Corinthians arrecada R$ 114 milhões em direitos de televisão, a maior quantia do país. Com isso, agrega valor ao marketing com a exposição da marca de seus patrocinadores.

PATROCÍNIOS
Até o momento, o Corinthians, mesmo sem um acordo definitivo para o patrocinador master, já faturou (com patrocínios secundários e os pontuais) cerca de R$ 20,7 milhões, sem contabilizar o patrocinador atual, a cujo valor não tive acesso. Caso resolva ceder e baixar o valor que pede pela parte nobre da camisa, existem empresas dispostas a pagar até R$ 26 milhões por ano. Com a soma das outras  partes da camisa, o clube arrecadaria R$ 39,5 milhões em 2013. Acredito que, se uma dessas empresas elevar um pouco a proposta (o que me foi revelado é que existem quatro interessadas), o clube conseguiria atingir algo como R$ 45 milhões (bem próximo a meta de R$ 50 mi) e sem a presença de Ronaldo no elenco. Com o Fenômeno, o Timão alcançou a marca de R$ 47 milhões.
Some a esse valor o que o clube recebe da fornecedora de uniformes: R$ 20 milhões por ano.

PREMIAÇÕES
Na Libertadores, o Corinthians faturou R$ 2 milhões até a final e mais R$ 4,1 milhões pelo título. No Mundial, o pior cenário é de premiação de R$ 4,1 milhões. Caso o Corinthians chegue à final, faturará US$ 5 milhões caso conquiste o título ou US$ 4 milhões caso perca a decisão.

LICENCIADOS
Segundo a Época Negócios, apenas com a rede de franquias PODEROSO TIMÃO, o clube faturou R$ 178 milhões em 2011. A matéria citava 113 lojas abertas no Brasil.
O número de produtos licenciados do Corinthians ultrapassa a faixa de 1000 itens. Diversificados em produtos, franquias, emissora de televisão, web rádio e no seu programa de sócio torcedor.
De acordo com nota divulgada em junho de 2012 no site oficial do clube, o Fiel Torcedor conta com 90 mil associados. Destes, 60 mil estão com a anuidade em dia e aptos para adquirir seus ingressos pela internet. Em jogos decisivos, como contra o Boca Juniors, por exemplo, bilheterias sequer foram abertas. Comodidade ao torcedor, modernidade, combate aos cambistas e lucro.

POTENCIAL DE CONSUMO
Apesar da torcida corinthiana não ser ainda a maior do país, é a maior no estado de São Paulo, Paraná e no Sudeste do país, regiões com maior poder aquisitivo. Só como exemplo, o potencial de consumo do Flamengo (maior torcida do Brasil) é apenas o terceiro maior.
O Corinthians lidera o ranking com incríves R$ 450 milhões de pontecial mensal de consumo – veja gráfico:

EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL
A exposição internacional do Corinthians começou a crescer com a chegada de Ronaldo. No entanto, nada se compara ao nível a que o clube foi elevado com a conquista da Copa Libertadores da América e a consequente classificação para o Mundial. Em dezembro, o Timão será exposto ao mundo e a conquista do título poderá elevar ainda mais o valor de sua marca e as ações internacionais.
Contratações de jogadores estrangeiros colaboram nesse quesito. No Peru, segundo relatos, é frequente o uso da camisa do atacante Guerrero, ídolo do país.
Ainda segundo o Marketing alvinegro – tese da qual discordo – o mercado chinês está aberto e em expansão pela presença de Zizao no Coringão.

MÍDIAS SOCIAIS E INTERNET
O Corinthians é, disparado, o clube que melhor trabalha suas mídias sociais. Tratando apenas das duas ferramentas mais utilizadas pelos brasileiros (Twitter e Facebook), o Timão é primeiro do ranking em ambas. No microblog, o número ultrapassa 1.205.000 seguidores, enquanto na Fan Page oficial do clube, o número chega a quase 3 milhões de internautas.
O Corinthians tem o site mais visitado entre os clubes de futebol do continente e o 16º mais visitado do mundo, segundo estudo publicado em 2010 pelo site Futebol Finance.

MODELO EUROPEU DE CONDUÇÃO DO FUTEBOL
O clube vem mostrando, ano a ano, um modelo europeu de administração. Manutenção do treinador, elenco com 15, 16, 17 jogadores com potencial claro para atuar na equipe titular e, principalmente, o entendimento por parte dos atletas dessa filosofia. Do time campeão da Libertadores, apenas Ralf não sentou no banco de reservas por um tempo considerável. Dá para dizer que é um modelo europeu de condução do futebol. É muito comum a alternância de jogadores titulares nas maiores equipes do planeta.

UTOPIA
Já em relação a almejar estar entre os maiores clubes do mundo, para o Consultor de Marketing Esportivo Amir Somoggi, é utopia pensar que um clube brasileiro possa constar na lista dos cinco maiores do mundo:
- O futebol brasileiro está um século atrasado em relação ao europeu – destacou.
No ranking mundial, o Timão aparece na 25ª posição, com uma receita de 138 milhões de dólares e um resultado operacional de 25 milhões. A dívida alvinegra está equacionada e sumirá com o passar dos anos se a administração do clube continuar no mesmo ritmo.
Ainda no papo com Somoggi, quando questionei sobre o valor do patrocínio pretendido pelo Corinthians, o consultor afirmou que o valor está acima do que o clube pode oferecer: “o Corinthians não pode pedir R$ 50 milhões, pois não entregará retorno ao seu patrocinador nem em termos de marketing e nem em entrega comercial”, finalizou.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Brasil aparece como quinto país no ranking de pirataria de música online


O Brasil consta como quinto país com o maior número de downloads ilegais de arquivos de música na internet, de acordo com uma pesquisa feita pelo serviço de monitoramento musical Musicmetric. O levantamento, chamado de Index de Música Digital, analisou a localização e a quantidade de downloads de músicas entre janeiro e junho de 2012, via Torrent, método mais comum usado para baixar arquivos digitais.

Os Estados Unidos estão no topo da lista de pirataria de música online, com mais de 96 milhões de downloads. A Grã-Bretanha, em segundo lugar, com cerca de 43 milhões, e o Brasil em quinto lugar, registrou mais de 19 milhões de downloads, atrás da Itália e do Canadá. Em todo o mundo, mais de 3 bilhões de músicas foram baixadas a computadores usando Torrent durante o período coberto pela pesquisa.

De acordo com o Musicmetric, o disco Talk that Talk, da cantora americana Rihanna, foi o mais baixado no mundo, com mais 1,2 milhão de downloads. A cantora britânica Adele e o belga Gotye também estão entre os cinco mais populares do mundo.

O artista mais baixado em cinco dos 20 primeiros da lista foi DJ americano Billy Van, que causou surpresa a muitos. Os países que mostram o DJ no topo da lista de downloads incluem Brasil, Índia, Romênia e Grécia.

A própria Musicmetric acredita que um dos motivos do alto índice de download do DJ americano é o fato de o EP, The Cardigan, estar licenciado para distribuição gratuita por Torrent. "Foi uma estratégia interessante para promover o disco de Billy Van, mas não quer dizer que ele seja realmente o mais popular em todos esses países", disse a Musicmetric à BBC Brasil.

A organização prevê ainda que até 2015, o Brasil ultrapasse a Grã-Bretanha e ocupe o segundo lugar mundial na pirataria de arquivos digitais de música. No entanto, a Musicmetric diz que isso "não é necessariamente ruim". "O crescimento dos downloads no Brasil mostra que as pessoas estão interessadas nisso. O fato de que 19 milhões de músicas são baixadas ilegalmente não quer dizer que as pessoas não comprariam essas músicas".

"O que vimos pelo mundo é que onde existe a presença de lojas de música online como iTunes e Spotify, o número de downloads cresce menos. As evidências mostram que as pessoas usarão as alternativas legais que são oferecidas a elas", declarou a organização.

O Index de Música Digital também mostra que os lucros com a venda legal de arquivos digitais pelas gravadoras cresceu 8% em 2011, para cerca de US$ 5,2 bilhões, mostrando crescimento maior que em 2010, quando o aumento nos lucros foi de 5%.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Motoboy ganha fãs e recebe críticas por vídeos com infrações de trânsito


Postagens mostram excesso de velocidade e conselhos para jovens.
PM diz que motociclista perderia carteira se flagrado em fiscalização.



Velocímetro marca 125 km/h em avenida da Zona Sul de São Paulo (Foto: Reprodução/YouTube)O motoboy Kleber Atalla, de 51 anos, conseguiu reunir fãs, colecionar críticos e ter renda extra impulsionada com vídeos nos quais mostra a rotina de um motociclista nas ruas e avenidas de São Paulo. Excesso de velocidade, "disputa de racha" contra uma Ferrari, xingamentos a motoristas e conselhos para os jovens são os principais itens da coleção postada no YouTube.
“Sei que é ilegal o que faço. Não recomendo para quem me assiste”, afirmou. Ele justifica as irregularidades dizendo que as comete em nome da audiência. “Estou fazendo assim porque é uma maneira de me comunicar com a molecada. Se fizer um vídeo a 30 km/h, atrás dos carros, ninguém vai querer assistir. Tem que ter um sensacionalismo.”
O capitão Paulo Oliveira, chefe do setor operacional do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), avaliou os vídeos e disse que, se fosse flagrado em apenas um trecho dos vídeos, Kleber perderia a carteira. Além de acelerar mais do que o permitido, ele também faz ultrapassagens proibidas, dirige na contramão e ultrapassa sinal vermelho.

Estratégia
Nem sempre, porém, Atalla sai ileso dos passeios. “Já quebrei clavícula, dedo, me esfolei, levei vários tombos. E perdi alguns amigos no último ano, por acidente. Perdi nesse ano um tiozão, que era parceirão mesmo, da minha idade. Bateu de frente numa moto, na [Rodovia] Mogi-Bertioga.”
Os vídeos atualmente fazem parte de uma estratégia de marketing: neles ele indica seu site de venda de escapamentos e peças de moto. A idéia de criar a página surgiu após uma série de e-mails que o motociclista recebeu depois de postar o primeiro vídeo no YouTube: uma filmagem de 22 segundos mostrando o barulho do escapamento que havia mandado fazer para a moto que tinha na época, uma Yamaha XJ6. Os motociclistas queriam saber em que loja ele havia comprado aquela peça.
Ao notar a demanda, passou a fazer o meio de campo entre os vendedores da Rua General Osório, “Meca” dos motociclistas em São Paulo, e compradores de todo o Brasil. “Eu revendo as peças. Nessa eu ganho uns troquinhos”, disse.
Os vídeos
Além de abrir as portas para o comércio virtual, o primeiro vídeo o levou a assistir a filmagens de outros internautas-motociclistas. Atualmente registradas com uma câmera presa no capacete ou no guidão, as filmagens mostram os riscos enfrentados (e provocados) por quem enfrenta sobre duas rodas o trânsito caótico da capital paulista. Em um deles, ele chega a acelerar a mais de 120 km/h na Avenida Jornalista Roberto Marinho, na Zona Sul.
Nas gravações, Atalla fala de assuntos variados, como prevenção às drogas e às doenças sexualmente transmissíveis, sobre a importância de respeitar os mais velhos e o valor do estudo.  Em alguns vídeos, chega a pedir a seus fãs que não façam como ele e pilotem de maneira mais responsável.
As críticas também são muitas.“O pessoal fala que estou totalmente errado, que sou um transgressor, que estou agredindo todo mundo, colocando em risco a vida de várias pessoas, não só a minha.." Isso, porém, só aumentou a popularidade de Atalla. Seu canal no YouTube tinha, até esta segunda (17), 29 mil inscritos e mais de 7,7 milhões de exibições.
Video mostra "arrancada" contra Ferrari em semáforo (Foto: Reprodução)Video mostra "arrancada" contra Ferrari em
semáforo (Foto: Reprodução)
Velocidade
Rotineiramente, Kleber trafega com o velocímetro acima de 90 km/h, inclusive em vias congestionadas onde o limite é de 60 km/h. Quando há congestionamentos, não poupa os motoristas de carro que cometem infrações rotineiras, como não dar seta ao mudar de faixa.

“A moto é um veículo rápido, principalmente em corredores como o da [Avenida] 23 de Maio. O motoqueiro vem ‘despinguelado’. Se frear ele vai cair.” Para os motoristas, Kleber costuma tecer comentários pouco lisonjeiros e acelerar sua moto, uma Hornet 600, de forma brusca, para assustar.
Medo
O motociclista admite que teme sofrer acidentes. “Sei que se acontecer um acidente mais sério já era. Estou preparado para, se der uma ‘panca’, me machucar bem. Minha mulher é a pessoa que menos gosta disso.”
O medo é pertinente. De acordo com Relatório Anual de Acidentes de Trânsito Fatais, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), no ano passado 512 motociclistas morreram em acidentes apenas na capital paulista. O documento aponta que apenas os pedestres são mais vulneráveis nas vias paulistanas, com 617 mortos em 2011.
Apesar das centenas de infrações, a grande maioria por excesso de velocidade, registradas nos vídeos, o motociclista garante que tomou apenas uma multa, na Avenida Sumaré, Zona Oeste de São Paulo. “Foi vacilo meu. Sabia que tinha radar, mas pensei que estava quebrado. Vi o radar de frente e fui. Depois chegou a multa em casa: sete pontos e mais de R$ 500. Paguei, né, fazer o quê? Estava mais de 30% acima da velocidade máxima.”
Multas
Atalla pode atribuir o fato de ter levado apenas uma autuação à sorte. Nos dois vídeos analisados, o capitão Paulo Oliveira  verificou que, em poucos segundos, Kleber comete uma infração que levaria à suspensão do direito de dirigir e apreensão da carteira de habilitação dele: trafegar a mais de 50% do limite de velocidade. Considerada gravíssima, leva a multa de R$ 574,62.
Além de acelerar mais do que o permitido, comete outras infrações, de diversas naturezas, como ultrapassagem proibida, dirigir na contramão, ultrapassar pela direita, ultrapassar sinal vermelho, entre outros. A maioria ocorre em estradas livres e em vias rápidas congestionadas, como a 23 de Maio. “A cidade, infelizmente, não foi concebida apenas para carros, motos, caminhões ou ônibus. O motorista tem que compartilhar”, disse o capitão.
Apesar de as infrações estarem registradas em vídeo, o poder público nada pode fazer, segundo o capitão. Segundo ele, as multas só podem ser aplicadas se flagradas por um agente ou radar.