quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Como denunciar perfis falsos no Twitter, Facebook e Google+

Os perfis falsos (conhecidos como “Fake”) são usuários que criam personagens alimentados por informações falsas ou perifs assumindo identidades de outros usuários. Por trás destas contas, os “fakes” pretendem ocultar suas identidades reais para diversas finalidades...


O que são os perfis falsos


Os Perfis falsos (conhecidos como “Fake”) são usuários que criam personagens alimentados por informações falsas ou perifs assumindo identidades de outros usuários. Por trás destas contas, os “fakes” pretendem ocultar suas identidades reais para diversas finalidades: Viver em um mundo virtual e fazer novos amigos, roubar de informações privadas de outros usuários, dentre outros. Os dois principais agentes responsáveis pela criação destas contas tem sido a falta de aceitação pessoal e os Crimes Cibernéticos.

No inicio das redes sociais, os perfis falsos eram utilizados para roubo de identidade de celebridades, onde seus utilizadores respondiam à outros membros com características similares às atitudes de seu perfil, facilmente adquirindo o carisma público. Com a falta de orientação, muitos usuários das redes contribuíram para o crescimento dos perfis falsos que arrecadaram adeptos à relacionamento e consequentemente divulgavam-se pelos perfis de seus amigos, momento que se tornou propício ao perfil falso promover festas, eventos e até mesmo vender produtos.

O mesmo aconteceu com as “comunidades”, onde usuários assumiam nomes de marcas famosas para aglomerar membros e ditar suas regras de participação, locais de publicação, penalidades e propagandas. Devido a isso as diversas empresas recorreram à justiça para reaver seus nomes comerciais dentro das redes e então iniciarem o Social Commerce de maneira profissional.

Psicólogos já notam que o uso do “Fake” tem causado dependência e distúrbios em seus usuários, já que os mesmos assumem uma vida virtual onde podem ser quem querem e fazer o que quiserem, essa atitude causa um conflito de identidade e em casos extremos necessita de acompanhamento profissional intensivo para o completo desligamento da vida falsa.

A Internet sem dúvidas trouxe a aproximação das pessoas, no inicio dos relacionamentos virtuais onde eram populares as salas de bate-papo já notava-se que a maioria das pessoas omitiam suas informações por questões de segurança, lembrando que as políticas de uso são diferentes das utilizadas nas redes sociais e nem sempre é obrigatório o cadastro para participação.

A falsidade de perfil tem atingido diversas redes sociais além das que vamos citar abaixo. Uso como exemplo o “Linked in” que à princípio é para ser utilizado profissionalmente por seus membros, exibindo informações acadêmicas e sobre trabalhos realizados.

Como descobrir quando um perfil é falso


Descobrir a falsidade de um perfil é cada vez mais difícil, os criadores do “Fake” normalmente participam de comunidades e fóruns para se ajudarem. Eles trocam fotos, criam famílias virtuais, comunicam-se como pessoas reais diariamente.

Se o perfil é falso ou não, você só poderá descobrir se de fato conhecer a pessoa. Se acaso entrar em dúvida sobre algum conhecido é recomendável que entre em contato com esta pessoa por algum outro meio afim de identificar a veracidade das informações. Todavia informações familiares, bens e afins jamais devem ser declarados na internet, mesmo que o perfil amigo seja de confiança ele está sujeito à ataque hacker e as informações podem ser fisgadas por criminosos. Muitos dizem que podemos confirmar que a pessoa é real por meio de vídeo chat, essa idéia é completamente errada por dois motivos:

1. Independente da aparência a pessoa pode omitir informações relacionadas à localização, idade, grau de escolaridade entre outros.

2. Existem softwares que permitem utilizar vídeos gravados para apresentação durante vídeo chat, assim como softwares que permitem alteração na voz.

Como denunciar no Orkut


Políticas do orkut: Políticas de Conteúdo do orkut 
As Políticas de Conteúdo a seguir são regras para serem compartilhadas e seguidas pelos membros do orkut. O orkut é um lugar onde os usuários podem expressar suas próprias crenças e valores, e as nossas Políticas de Conteúdo ajudam a manter um ambiente positivo que permite tal expressão. Estas políticas devem ser aplicadas a todo conteúdo disponível no orkut, tanto em perfis, como em comunidades, e serão atualizadas de acordo com as necessidades do orkut e das ferramentas disponíveis, por isso recomendamos que você revise este documento com freqüência.

Nós levamos estas Políticas de Conteúdo do orkut a sério e pedimos que você também as respeite. Como membro do orkut, você tem certas responsabilidades a si mesmo e aos outros usuários.

Como denunciar abusos
Se você acredita que alguém está violando estas Políticas de Conteúdo, use o botão ações, no topo da página, e em seguida denunciar abuso na página do perfil ou comunidade em questão. Se você clicar em 'denunciar abuso', nós analisaremos a sua denúncia e tomaremos as medidas adequadas. Tenha em mente que nem todas as denúncias resultarão em remoção de conteúdo. Nós encorajamos nossos usuários a utilizar perfis e comunidades no orkut para compartilhar idéias livremente. Entretanto, temos restrições a certos conteúdos e comportamentos inapropriados. Clique nos links abaixo para ler sobre tais restrições. A violação de qualquer uma destas restrições pode resultar na suspensão ou remoção de um perfil ou comunidade.

Roubo de identidade (personificação)
Nós não permitimos perfis que roubem a identidade de outras pessoas ou qualquer comportamento que seja enganoso ou tenha como propósito propagar conteúdo enganoso. Veja mais informações sobre roubo de identidade no orkut.

Informação privada e confidencial
Nós não permitimos a publicação não-autorizada de informação privada e confidencial de uma pessoa, como números de cartão de crédito, números de identidade, números de passaporte, números de carteira de motorista ou outros documentos, ou qualquer outra informação que não esteja acessível publicamente. Para proteger sua própria informação privada e confidencial, tenha cuidado com o tipo de conteúdo que você compartilha com outros.

Direitos autorais
Nós responderemos a denúncias claras de infração de direitos autorais. Para registrar uma reinvidicação oficial, denuncie uma violação de direitos autorais e também veja o regulamento sobre direitos autorais.

Dicas importantes: Denunciar roubo de identidade no orkut 
Para registrar uma reclamação de roubo de identidade no orkut, você precisa provar que o perfil falso está fingindo ser você. Para ser considerado roubo de identidade, o perfil que finge ser você precisa estar usando um nome idêntico (ou que seja bem parecido) ao seu nome real, como consta no seu documento.

Como o orkut oferece uma plataforma para que os usuários possam postar e compartilhar informações, nós não podemos determinar a precisão do material postado por terceiros. Sendo assim, caso você se depare com um perfil fingindo ser você, tente entrar em contato com o autor desse perfil falso ("perfil fake") para solicitar que ele seja removido.

Só poderemos processar reclamações efetuadas pela pessoa cuja identidade foi falsificada. Se você encontrar um perfil que tenha roubado a identidade de algum amigo ou familiar, não poderemos removê-lo a não ser que essa pessoa entre em contato conosco por meio da denúncia de falsificação de identidade descrita abaixo:

Além disso, nós não podemos tomar qualquer providência caso não seja anexado um documento de identidade válido com foto, como carteira nacional de habilitação, RG, carteira de trabalho etc.

Informações necessárias
Para podermos processar a sua solicitação, será necessário incluir as seguintes informações no formulário on-line abaixo:

  1. Seu nome completo, como consta no seu documento.
  2. Seu endereço de e-mail.
  3. O nome de seu perfil no orkut (se você tiver um perfil).
  4. O endereço do seu perfil no orkut (se você tiver um perfil).
  5. O nome do perfil no orkut que está se passando por você.
  6. O endereço da página principal do perfil no orkut que está se passando por você.
  7. Qualquer outro detalhe que sustente a sua reclamação.

Caso você possa providenciar todas as informações necessárias listadas acima e tenha um perfil do orkut, preencha o formulário de falsificação de identidade para usuários do orkut. (http://www.google.com/support/orkut/bin/request.py?contact_type=imp_profile)

Caso você possa providenciar todasas informações necessárias listadas acima e NÃO tenha um perfil do orkut, preencha o formulário de roubo de identidade para não usuários do orkut. (http://www.google.com/support/orkut/bin/request.py?hl=pt-BR&contact_type=imp_noprofile)

Pedido de remoção de perfil de usuário falecido no Orkut:
http://www.google.com/support/orkut/bin/request.py?hl=br&contact_type=deceased

Como denunciar no twitter


Política de Representação

O que é Representação?

Representação é o ato de se fazer passar por uma pessoa com a intenção de enganar terceiros. A representação é uma violação das Regras do Twitter e pode resultar em suspensão permanente da conta. Os usuário do Twitter podem criar contas de fãs, para comentários e paródias. Consulte a página Política de Contas de Paródia no Twitter para mais informações sobre tais contas. O que fazer se a minha Marca Registrada/empresa está sendo representada ou usada indevidamente? As empresas devem reportar contas que usam indevidamente ou abusam do uso da marca registrada enviando uma denúncia na nossa página da Política de Marca Registrada. Por favor consulte esta página para obter informações específicas sobre o assunto.

Quem pode denunciar uma representação?
As pessoas competentes para denunciar a representação são; as pessoas que estão sofrendo a representação ou um agente, legalmente autorizado para agir em nome desta.

Quais as informações necessárias para a denúncia de representação?
A fim de investigar a representação, nós solicitamos as seguintes informações:
  • Nome do usuário que está se fazendo passar por você (ou a URL do perfil):
  • Seu nome e sobrenome:
  • Seu nome de usuário no Twitter (se você tiver um):
  • Endereço:
  • Telefone:
  • Breve descrição do conteúdo representado:

Se você não é a pessoa envolvida na representação, mas possui poderes legais para responder em nome desta, por favor inclua as informações acima bem como as seguintes informações:
  • Seu nome:
  • Telefone:
  • Fax:
  • Website da Empresa:
  • Endereço de e-mail com domínio da empresa:
  • Seu cargo e relação jurídica com a pessoa/entidade envolvida:

Como denunciar uma representação?
Para denunciar uma representação, envie um bilhete ao nosso Centro de Ajuda com a informações solicitadas acima. Certifique-se de selecionar a opção 'representação' no menu. Se o bilhete for enviado enquanto você estiver logado na conta do Twitter, você poderá verificar seu status a qualquer momento, visitando sua página inicial e clicando na opção "verificar bilhetes existentes". Se você não possui uma conta no Twitter, por favor visite solicitação de bilhetes e clique na opção "Não tem uma conta? Problemas de login?". Assim que o bilhete for submetido, você receberá uma confirmação por e-mail com mais informações.

(Link para enviar um bilhete: http://support.twitter.com/forms/impersonation)


Fonte: http://support.twitter.com/

O que é a Política de Marcas Registradas no Twitter?
Usar o nome, marca, firma ou denominação, logotipo ou outros materiais protegidos por uma Marca Registrada, de forma a induzir erro ou confusão à uma marca, é considerado violação da política de Marcas Registradas.

Como o Twitter responde às denúncias de Violações da Política de Marca?
Quando recebemos denúncias de violações de política de marca registrada, dos detentores do registro de marcas federal ou internacional, nós revemos a conta denunciada e as seguintes medidas poderão ser tomadas:
  • Quando existe a clara intenção de enganar terceiros através do uso não autorizado de uma marca, o Twitter suspenderá a conta e notificará o usuário titular da conta.
  • Quando é determinado que uma conta está confundindo despropositadamente os usuários, uma oportunidade é dada ao titular da conta para esclarecer qualquer confusão gerada. Um nome de usuário de uma conta ativa poderá ser liberado ao titular de uma Marca Registrada sem aviso prévio.

O que não é considerado violação da Política de Marcas Registradas?
Usar uma Marca Registrada de forma diferente, de modo que não se confunda com o produto ou o serviço a que uma marca registrada foi concedida, não é considerado violação da política de marcas registradas do Twitter. O nome de usuário no Twitter é fornecido ao usuário que primeiro se cadastrar, e não poderá ser reservados. Para obter mais informações sobre porque um nome está indisponível, por favor leia nosso artigo de ajuda Por que eu não posso Registrar Determinados Nomes de Usuário.

Diretrizes para o Feed de Notícias, Comentários e Contas de Fãs.
Os usuários do Twitter podem criar feed de notícias, comentários, contas e relatos de fãs. O Twitter oferece aos usuários uma plataforma para compartilhar e receber uma ampla gama de idéias e conteúdos, e damos muito valor e respeito a expressão de nossos usuários. Devido a estes princípios, nós não acompanhamos ativamente o conteúdo das contas, bem como não editamos ou removemos conteúdos, salvo os casos de violações de nossos Termos de Serviço.
A fim de se evitar confusão de identidade, as informações no perfil de uma conta devem deixar bem claro que esta não é uma conta oficial da empresa ou entidade, mas simplesmente um feed de notícias/ comentário / conta de fã clube. Aqui estão algumas sugestões para distinguir sua conta:
  • Nome de Usuário: O nome de usuário de uma Marca Registrada não poderá ser usado como tema de um feed de notícias/comentários ou contas de fã.
  • Nome: O nome de um perfil não pode conter ou incluir o nome de marca registrada de maneira enganosa.
  • Bio: A Biografia deve incluir uma declaração que distingua a conta da marca registrada, tais como; "conta não-oficial", "conta do Fã-clube", "conta não afiliada a..."
  • Imagem de Fundo/Avatar: Uma conta não poderá utilizar imagens ou logotipos de uma Marca Registrada ou protegidos por Direitos Autorais sem permissão expressa.
  • Comunicação com outros usuários: Uma conta não poderá se comunicar com outros usuários, seja através de mensagens públicas ou privadas, com o intuito de enganar ou iludir terceiros, acerca de sua identidade.

Os usuários podem optar por usar uma linguagem diferente para indicar que uma conta não está associada à uma Marca Registrada/empresa/produto, desde que esta informação seja clara, incapaz de confundir, enganar ou ludibriar terceiros.

Se uma conta for denunciada por confusão, o usuário titular da conta poderá ser solicitado a fazer as mudanças necessárias para que a conta fique em conformidade com as nossas regras e boa prática.

Como eu Posso Fazer com que a Minha Própria Marca ou Afiliação Empresarial seja Clara e Evidente?
Nós recomendamos que você preencha todas as configurações do Twitter (nome da conta, localização, web e bio) para fazer com que os usuários percebam que a sua conta é uma conta oficial da sua empresa. Por favor consulte os artigos Como Mudar sua Foto ou Informação de Perfil para obter mais informações sobre como personalizar a sua conta. Nós recomendamos que sejam incluídos o website da empresa (se você tiver), a localização, bem como, uma biografia clara e descritiva da empresa e serviços.

Quais as Informações Necessárias a se Apresentar quando a Violação de uma Marca Registrada é Reportada?
A fim de investigar as violações da política de marca registrada, as seguintes informações serão requisitadas:
  • Nome de usuário da conta reportada (e.g., @safety or http://www.twitter.com/safety):
  • Nome da sua empresa:
  • A conta de sua empresa Twitter (se houver uma):
  • Website da empresa:
  • Sua Marca Registrada, símbolo, logo, etc. (e.g. Twitter):
  • O número do Registro da Marca:
  • Órgão de Registro (e.g., USPTO):
  • Nota: Um número de inscrição de Marca Registrada federal ou internacional é necessário.

Se o nome relatado não for uma marca registrada (como por exemplo, uma agência governamental ou uma organização sem fins lucrativos), entre em contato conosco:
  • Nome e sobrenome:
  • Título:
  • Endereço:
  • Telefone:
  • Fax:
  • E-mail(obrigatoriamente do domínio da empresa):
  • Descrição da confusão de identidade (e.g., conta se fazendo passar pela empresa, incluindo descrições específicas de conteúdo e comportamento):
  • Ação Solicitada (e.g., remoção da conta reportada ou transferência do nome desta conta para a conta da empresa titular da Marca Registrada):

Como Denunciar uma Violação da Política de Marca Registrada?
Os titulares das marcas registradas podem denunciar possíveis violações ao Time do Twitter, enviando uma solicitação através do bilhete. Por favor, envie os pedidos relacionados a violação de marca, do endereço de e-mail da empresa e seguindo o exemplo do formato acima para ajudar a acelerar a nossa resposta. Lembre-se de descrever claramente a razão pela qual a conta denunciada pode causar confusão ou ainda, prejudicar a sua marca.

Se você não tiver uma conta no Twitter ou estiver enfrentando dificuldade para entrar na conta, por favor visite o formulário de solicitação e siga as instruções abaixo do campo de login para enviar uma solicitação com uma conta.

Como denunciar no facebook

O Facebook sofreu várias mudanças ao longo do tempo, e uma dela diz respeito ao modo de segurança. Para denunciar um perfil que você considera falso, é muito simples fazer. Veja os passos abaixo:
1)No primeiro momento você deve acessar o perfil que considera falso;
2)Em seguida, no local onde diz “Mensagem”, é necessário clicar na seta e em seguida clicar em  “Denunciar página”. Após esse processo, uma janela com várias opções irá aparecer;
3)Na janela aberta é necessário clicar em “Continuar” após selecionar o tipo de denúncia;
4)Por fim, dependo da opção que escolher, irá aparecer uma última janela, clique no item que julgar mais adequado e após em “Continuar”.
O caso acima é sobre uma denúncia simples, caso necessite denunciar um assunto específico, poderá acessar o próprio link do Facebook que ajuda o usuário realizar uma determinada denúncia através de passos bem claros e simples.  Veja: http://www.facebook.com/report/
Obs: O Facebook irá analisar cada denúncia e após, se julgar necessário, irá remover o perfil ou mesmo a imagem que foi denunciada por algum motivo.

Como denunciar no Google+

O Google+, a mais nova rede social do Google, que veio para substituir o tradicional Orkut, iniciou com muitos adeptos, porém, muitos usuários são falsos ou, como também nas outras redes sociais acabam fazendo mal uso do espaço. Para você que não sabe como denunciar o comportamento inadequado nesta rede social, poderá seguir os passos abaixo:
1)Ao acessar seu perfil, veja no lado direito onde simboliza as configurações, clique em cima e em seguida, clique em “ajuda”;
2)Você será direcionado ao link http://support.google.com/plus/?hl=pt-BR&p=help_center;
3)Nesta página, no lado esquerdo da tela, na parte inferior, você deve clicar onde diz “Relatar Problema”;
4)Feito isso, você verá que aparecem várias alternativas que podem ser escolhida. Você deverá selecionar uma delas, de acordo com seu problema, e seguir os passos ao qual foram expostos.

O que são os perfis falsos


Neste artigo podemos analisar o quanto o fake é prejudicial às redes sociais, já que o mesmo é quase impossível de ser combatido. O roubo de identidade é um ato criminoso que deve ser punido com rigor, no Brasil temos leis que funcionam tanto no meio social quanto na Internet e as penalidades são as mesmas. Afim de não ter problemas com os "fakes" repasso orientações que me são úteis: Adicionar pessoas próximas já conhecidas, manter contatos por outros meios de comunicação além das redes sociais e manter-se atualizado sobre os "golpes" praticados por criminosos na Internet.

Espero que todos gostem do artigo, qualquer dúvida deixe um comentário!
Obs: Identifique-se no comentário ;) hehehe!

E-mail falso da Anatel é golpe

Está circulando um e-mail, ao qual a Agência nacional de Telecomunicações, a Anatel, é a remetente, prometendo aos usuários um aplicativo capaz de atualizar automaticamente todos os números de celulares de área 11

E-mail falso da Anatel é golpe
Está circulando um e-mail, ao qual a Agência nacional de Telecomunicações, a Anatel,  é a remetente, prometendo aos usuários um aplicativo capaz de atualizar automaticamente todos os números de celulares de área 11. Sabendo disso, a Anatel emitiu um comunicado no seu site oficial sobre o novo golpe.
O e-mail, que conta com o próprio logotipo da Anatel, possui ainda o nome de quatro operadoras de telefonia de celular. Para que o golpe não se estenda, a Anatel informou que “jamais envia mensagens eletrônicas sem autorização”, o órgão ainda forneceu três indicações de procedimento caso receba o e-mail. Confira:
  • Não abra arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais;
  • Não acesse links para endereços da internet ou mensagens como "clique aqui"; e
  • Exclua imediatamente a mensagem.

Claro lança 4G em três cidades do RJ e SP

A operadora de telefonia móvel pertencente à América Movil, a Claro, anunciou que lançou a rede 4G em três cidades do Brasil: em Búzios e Parati, no Rio de Janeiro, e Campos do Jordão, em São Paulo.

Claro lança 4G em três cidades do RJ e SPA operadora de telefonia móvel pertencente à América Movil, a Claro, anunciou que lançou a rede 4G em três cidades do Brasil: em Búzios e Parati, no Rio de Janeiro, e Campos do Jordão, em São Paulo.
"Estamos lançando as primeiras cidades de 4G no Brasil. Criamos um circuito de experiência para nossos clientes", disse o presidente da empresa Carlos Zenteno a jornalistas nesta quarta-feira, durante evento do setor em São Paulo.
As redes lançadas não são de teste, afirmou a Claro, para tanto, ainda não podem ser usadas comercialmente, o motivo deve-se ao fato que ainda é necessário uma formalização com o governo.
Zenteno disse também que a empresa pretende levar a rede 4G para todas as cidades que irão receber, em 2013, a Copa das Confederações.  O executivo também explicou a escolha das cidades que receberam a rede 4G, elas foram escolhidas também por serem cidades turísticas e assim, a operadora tem a possibilidade de mostrar os seus serviços para consumidores de outros locais.

Como é o trabalho de quem tem de olhar toda a pornografia do Google

Ex-funcionário conta que precisou de terapia depois do que viu na internet

Pornografia virtualA internet está cheia de conteúdo bizarro.Pornografia infantil, necrofilia, decapitações, suicídios e muitas outras coisas que não gostaríamos de ver são jogadas lá a todo momento. Mas alguém tem de encarar as cenas e, no Google, esse trabalho está entre os mais difíceis.

Buzzfeed conversou com um ex-empregado da gigante de buscas que fazia análise de "conteúdo sensível" para retirá-lo do ar. Em média, ele verificava 15 mil imagens por dia, em todos os produtos da companhia: Google Imagens, Picasa, Orkut, buscador etc.

No YouTube, as pessoas que fazem o trabalho ficam sentadas de oito a dez horas por dia, durante um ano, para tirar de lá qualquer coisa errada. O ex-funcionário, que não quis se identificar, disse ter conhecido um sujeito do site de vídeos do Google.

"Ele era o cara que sabia tudo sobre pornografia infantil, sabia tudo sobre decaptações. Eu trabalhei com ele muito de perto e cada vez que surgia um vídeo novo da Al-Qaeda, era o primeiro cara a vê-lo. Ele tinha que ver isso por todo mundo."

"Por sete, oito, nove meses eu fiquei olhando para esse tipo de coisa pensando que estava bem, mas estava me mandando para um lugar bem escuro", comentou o ex-funcionário. Ele só descobriu que algo ia mal quando oGoogle o colocou para conversar com uma agente federal.

A agente mostrou imagens de atividades aparentemente normais, em uma espécie de teste de Rorschach. Era para dizer a primeira impressão, mas suas reações nunca eram tranquilas. Então ele buscou terapia, mas o Google só pagou pela primeira consulta.

Tanto ele quanto o amigo foram demitidos após um ano de empresa. O Buzzfeed diz que este é o tempo normal, depois a companhia decide se efetiva ou não. Nos dois casos, não.

MegaRampa 2012 no Sambódromo do Rio de Janeiro

Agora vai! Saiu a informação que todos os skatistas e fãs de esportes de ação estavam esperando. A MegaRampa 2012 será no Sambódromo do Rio de Janeiro nos dias 25 e 26 de agosto. Essa será a quarta edição do evento no Brasil e terá competições de skate e BMX, com a participação dos maiores nomes dessa modalidade e Bob Burnquist tem presença confirmada no evento.
Foto MegaRampa Bob Burnquist


A MegaRampa brasileira é a única instalada no Hemisfério Sul do planeta e possui mais de 100 metros de extensão. Além disso, são 30 metros de altura, o que equivale a um prédio de nove andares. Bob Burnquist é o atual campeão da MegaRampa Brasil e também é o idealizador da competição no Brasil.

Ingressos para a MegaRampa 2012

A página oficial do evento no Facebook diz que os ingressos para a MegaRampa serão gratuitos, o cadastramento será a partir do dia 20/07, e para conseguir o seu basta se cadastrar. Caso as inscrições já tenham se encerrado, você entrará em uma lista de espera.

Algumas informações gerais sobre a MegaRampa 2012

- Assim como nos anos anteriores não é permitida a entrada no evento com skates, bikes ou equipamentos esportivos
- Os ingressos não serão comercializamos
A classificação etária é de 14 anos ou menores de 14 anos acompanhados pelos pais

Veja como foi a última edição da MegaRampa no Brasil

Go skate e BMX!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

A Rede Social além das telas do cinema

Não há dúvidas de que o Facebook está na moda. A maior rede social do mundo, com mais de 600 milhões de perfis, cativa cerca de oito novos usuários a cada segundo e seu criador, o polêmico Mark Zuckerberg, tem sido figurinha carimbada nas notícias sobre o mundo da tecnologia. Muito dessa exposição se deve ao filme The Social Network, dirigido por David Fincher, que no Brasil recebeu o nome de A Rede Social e estreou nos cinemas no final do ano passado.

 

Zuckerberg conseguiu mais de meio bilhão de amigos? Retratado como o típico nerd durão que não sabe se relacionar, aparentemente seu único amigo de verdade era o brasileiro Eduardo Saverin, que ajudou a fundar o site de relacionamentos. Por sinal, o jovem Zuckerberg também teria uma namorada, que lhe deu um belo pé na bunda após um momento de ampla tagarelice logo no início da película.

Sucesso de crítica, A Rede Social, baseado no livro Bilionários por acaso, de Ben Mezrich, foi indicado ao Oscar em oito categorias, inclusive a principal da premiação: a de melhor filme. As outras categorias são melhor diretor, ator, roteiro adaptado, fotografia, trilha sonora, mixagem de som e edição. O filme, aliás, já coleciona alguns prêmios importantes, como o Globo de Ouro de melhor drama, diretor, roteiro e trilha sonora.

Às vésperas da cerimônia do Oscar 2011, que anuncia seus vencedores no dia 27 de fevereiro, os holofotes voltam a incidir sobre o filme que conta a trajetória de Zuckerberg. Um pouco além da crítica cinematográfica (ramo no qual ninguém aqui no Adrenaline é especialista, vale lembrar), vamos traçar a história dessa rede social tão popular, que, pouco a pouco, começa a tirar o trono do Orkut aqui no Brasil.
Bem vindo à Harvard...
... uma universidade na qual todas as garotas são, invariavelmente, piranhas loucas para tirar o sutiã e assediar qualquer rapaz que tenha feito alguma coisa minimamente legal. Parece um lugar divertido, muito mais do que a faculdade das quais saem grandes gênios, como Bill Gates, por exemplo. Lá, pelo menos como sugere o retrato no filme, a melhor coisa que pode acontecer é ser aceito em alguma das chamadas fraternidades, que ainda não descobri para que servem, exceto para reunir um bando de malucos bêbados passando muita vergonha enquanto se acham mais descolados que os nerds que ficam bilionários anos depois.

É nesse cenário que Mark Zuckerberg, então com 19 anos, interpretado pelo ator Jesse Eisenberg bate um papo chato pra caramba com sua namorada sobre como as fraternidades são incríveis, cheias de gente legal e como ele poderia se tornar parte delas. Como a única representante minimamente sensata e decente do sexo feminino, a moça dá um fim no relacionamento, que, imagino, já devia estar bastante conturbado há tempos. Como qualquer ser humano maduro e racional, Zuckerberg alivia sua decepção... postando “elogios” nada agradáveis à moça em seu Livejournal.

Eis o pontapé (com o perdão do trocadilho) inicial para a criação do Facebook. Sim, só isso, um pé na bunda. Acontece que as evidências mostram que esse fato não condiz com a realidade. Zuckerberg é bastante discreto em relação à sua vida pessoal e qualquer pesquisa pela suposta namorada, chamada de Erica Albright, retorna resultados com pessoas ora indagando sobre a veracidade de sua existência, ora com espertinhos que aproveitaram o “hype” para criar páginas falsas como esta. Por mais que se intitule como a página oficial de Erica Albright, o domínio foi registrado por um sujeito chamado David Desvousges. Nada impede que ele seja um webmaster prestando serviços para a garota, mas a data de registro do site é um fato a se pensar: 1º de outubro, o mesmo dia em que o filme estreou nos Estados Unidos. A moça tem, inclusive, um perfil fake no próprio Facebook.

O site TrendyPress compilou algumas teorias a respeito da suposta ex-namorada. Seu nome, inclusive, pode ser apenas um pseudônimo para alguém que realmente existiu, na tentativa de preservar sua imagem. O mais próximo que se chegou de Erica Albright foi ao nome de uma moça chamada Eriac Bern, da Universidade de Nova York , mas não se sabe se ela teve realmente alguma ligação com Zuckerberg. Quem existe, de fato, é a uma mocinha xingada pelo garoto no Livejournal, chamada Jessica Alona. No entanto, não se sabe nada a respeito de suas relações com o rapaz.

O próprio, após inicialmente não se pronunciar publicamente sobre o filme, contou que a moça do filme não existe, embora reconheça que já tenha tomado foras algumas vezes. Pelo visto, a inspiração para criar algumas novidades na web foi “romantizada”, quando, na verdade, deve ter sido mais um momento de inspiração repentina do que qualquer coisa motivada por uma garota.

Seja lá como for, aparentemente o moço já tem uma namorada nova: Priscila Chan. O filme deu uma pista sobre seu gosto por japinhas, preferência compartilhada com muito mais, digamos assim, “entusiasmo” por seu amigo Saverin (que não teve uma experiência muito positiva). Aparentemente, como mostrou o programa The Oprah Winfrey Show, os pombinhos dividem uma casa alugada em Palo Alto, na Califórnia. O bilionário, pelo jeito, não gosta muito de ostentação.

Ou não liga muito para a própria casa, já que, conforme o Daily Mail, o moço passa a maior parte do seu tempo no escritório do Facebook: cerca de 16 horas diárias.

É bom que Zuckerberg se comporte com a nova namorada e nem pense em ficar elegendo a gostosona da Universidade. Foi assim que o jovem estudante deu origem ao embrião do Facebook, com nada mais que uma página que possibilitava aos alunos de Harvard comparar fotos de estudantes do sexo feminino para escolher a mais atraente.
Do duelo de cocotas à maior rede social do mundo
Entre uma cerveja e outra, um “desabafo” sobre a ex e outro, Zuckerberg hackeou a rede da Universidade e compilou fotografias das estudantes de lá. Assim, surgiu o Facemash, que serviu de inspiração para o Facebook. O site funcionava através de um princípio simples: duas fotos de garotas da faculdade eram exibidas e o usuário deveria votar em sua preferida, elegendo, no final das contas, a gostosona de Harvard.


A alegria vai durar pouco, meninas

Engraçado que, no filme, por mais exibidas que as meninas parecessem, elas realmente não gostaram disso, assim como as autoridades da instituição. A página foi retirada do ar dias depois, considerada ofensiva, e Zuckerberg foi advertido por hackear a rede e invadir a privacidade dos estudantes.

O domínio do site, o Facemash.com, expirou em 2007. Aparentemente, ele foi comprado por Rahul Jahn e colocado em leilão no dia 5 de outubro, pouco após a estreia americana do filme. Com lance mínimo de US$8.000, alguém arrebatou o domínio por US$30.000, após dez lances. Procurar pelos dados do registro revela que o domínio é legítimo e foi mesmo registrado por Zuckerberg, em novembro de 2003. A página contém informações como o e-mail que Zuckerberg possuía em Harvard, bem como um número de telefone. O Techcrunch ligou para checar e verificou que se tratava do consultório de odontologia do seu pai.

Com a criação do site, Zuckerberg começou a atingir popularidade no campus, atraindo o interesse de dois playboys típicos de “comédias” americanas: os gêmeos Cameron e Tyler Winklevoss. Foram os dois que tiveram a grande sacada de criar uma rede exclusiva para o pessoal de Harvard, para encontrar os amigos, compartilhar fotos, toda essa coisa que parece tão comum hoje em dia.

Nenhuma grande novidade, em uma época na qual já existia o MySpace, por exemplo. O diferencial seria a exclusividade: era necessário possuir um e-mail de Harvard para acessar o serviço. Os Winklevoss tinham a ideia e precisavam de um maluco disposto a passar horas e mais horas dos seus dias programando, e o encontraram em Zuckerberg. A parceria parecia perfeita.

O filme não mostra, mas, antes de Zuckerberg, outros programadores foram chamados para colaborar com o projeto, que estava nos planos dos Winklevoss desde 2002. Zuckerberg deveria finalizar o código e colocar o site, batizado de ConnectU, no ar. Mas, ao invés disso, passou as semanas seguintes alegando estar ocupado demais com o projeto para ter tempo de se reunir com os colegas e, em 4 de fevereiro de 2004, colocou sua própria rede no ar: o thefacebook.com.

Imagem: Brian Synder/Reuters
Os irmãos Winklevoss, que tiveram a ideia original de criar uma rede social dentro da universidade

Assessorado financeiramente pelo amigo Eduardo Saverin, que forneceu um investimento inicial de US$1 mil para a compra de servidores, Zuckerberg enrolou direitinho os rapazes e despertou a ira dos verdadeiros “cérebros” por trás da ideia. Claro, assim como em outro filme que retrata os bastidores de grandes empresas de tecnologia, oPiratas do Vale do Silício, aprendemos que, se você tem uma boa ideia, o melhor a fazer é ficar quieto e aprender a programar.

Inimigos e parcerias

Não demorou muito para que o thefacebook.com se expandisse para outras universidades, enquanto os irmãos Winklevoss amargavam um site com um amontoado de códigos inúteis. Victor Gao, um dos desenvolvedores que participou do projeto antes de Zuckerberg, analisou o código que deveria ter sido aperfeiçoado pelo atual CEO do Facebook. “Quando olhei o código, percebi que não estava completo e certamente não era funcional”, afirmou Gao em uma reportagem  de 2004 do The Harvard Crimson. “O registro não funcionava. Você poderia acessar o site, os formulários estavam lá, mas você não poderia fazer seu registro. Ele não se conectava à base de dados”, explicou.

A partir daí, o filme retrata os irmãos praticamente como dois idiotas mimados. Eles se recusam a procurar um advogado e fazem de tudo para resolver o problema por outras vias, inclusive recorrendo às autoridades da universidade. Na película, ambos são ridiculamente humilhados nessa situação. A administração considerou que o caso deveria ser resolvido fora da universidade, no melhor estilo “não tenho nada a ver com isso, vocês que se entendam”.

Observem a minha preocupação com esse problema.

Enquanto isso, Zuckerberg e Saverin, também “nem aí”, curtiam a nova vida de jovens descolados, desfrutando de uma popularidade instantânea que rendeu ao brasileiro uma japinha neurótica e a possibilidade de ganhar muita grana. No filme, o brasileiro passa uma impressão de bom mocinho, sempre preocupado com as finanças e o jeito certo de negociar com grandes players do mercado. É a figura do executivo engravatado, em contraste com um Zuckerberg de chinelo e roupas mais ou menos.

Apesar da amizade, o que parece é que os dois estilos de vida não combinam. Saverin é construído, como personagem, como um “almofadinha”, um cara extremamente burocrático e até mesmo um pouco “careta”. Foi em outra figura polêmica que Zuckerberg parece ter encontrado um parceiro mais interessante: Sean Parker. Ninguém menos que o fundador do Napster!

Mais alguém aí achou o ator principal do filme mais parecido com Parker do que com Zuckebrerg?

Quem viveu no início dos anos 2000 vai se lembrar daquelas longas tardes de compartilhamento de mp3 na Internet (ainda discada em boa parte dos lares) e as primeiras grandes polêmicas com relação a direitos autorais, pirataria e tudo isso que, até hoje em dia, ainda se discute. Ironicamente interpretado por um astro da música Pop, Justin Timberlake, Parker surge na tela como o legítimo sujeito descolado e inovador, pronto para esbanjar dinheiro, paparicar e impressionar jovens deslumbrados.

Parker, no filme, dá a dica: “tire o ‘the’. Deixe somente Facebook”. E assim foi feito. Em 2005, a equipe comprou o domínio facebook.com por US$200 mil, dando início à expansão global daquela que, hoje, é a rede social mais popular do mundo.

De olho na grana

Com o sucesso e a fortuna entrando, era claro que os irmãos Winklevoss não iam esquecer a bela puxada de tapete que levaram. Em 2004, eles resolveram processar o Facebook alegando que Zuckerberg quebrou um contrato com eles, roubou a ideia do ConnectU e copiou, logicamente de forma ilegal, o seu código-fonte.

Com isso, chegamos finalmente ao ponto que costura todo o filme. A trajetória de Zuckerberg é traçada com eixo nos processos contra ele, e as cenas intercalam os momentos em que ele está no interrogatório e os acontecimentos no passado. Uma ótima escolha do diretor, que incide o foco sobre o aspecto controverso da rede e de seu criador. Essas cenas fogem da futilidade e do caráter “babaca” do jovem Zuckerberg (na definição de alguns personagens do filme) e mostram um empreendedor mais maduro, introspectivo e prepotente. As perguntas ácidas e os diálogos ágeis salvam a produção que, sem isso, poderia se tornar facilmente mais um filme sobre jovens bobos.

Não só os irmãos estão confrontando Zuckerberg. Seu amigo e co-fundador do Facebook, Saverin, também está lá. Isso porque o brasileiro, nascido em São Paulo, era, inicialmente, dono de 30% do Facebook. Em janeiro de 2005, porém, Zuckerberg diminuiu a fatia do colega para menos de 10%. Não bastasse isso, Zuckerberg sequer citava o colega como co-fundador da rede, na página oficial.

Saverin entrou com um inevstimento inicial de US$1 mil para comprar computadores. Hoje, é o 356º homem mais rico do mundo.

Tanto os Winklevoss quanto Saverin ganharam a causa. O brasileiro, hoje, tem o nome estampado no site da rede social , da qual é dono de 5%, e um patrimônio avaliado em cerca de US$1,15 bilhão, conforme dados de setembro de 2010 da Forbes. Já os irmãos Winklevoss  receberam um belo montante de dinheiro como resultado de um acordo extrajudicial que encerrou o processo em 2008. Inicialmente secreto, estima-se que os dois tenham recebido US$65 milhões

A saga de Zuckerberg contra os processos, porém, ainda está longe de acabar. No início do ano, os irmãos atacaram novamente pedindo que a Justiça reavalie o acordo. Os dois alegam que, na ocasião em que foi feito o acordo, o Facebook se auto-avaliou com um valor inferior ao que ele realmente valia, privando-os de receber mais alguns milhões de dólares. Isso porque, na negociação, ficou combinado que eles receberiam US$20 milhões em dinheiro e 1,25 mil ações, avaliadas em US$45 milhões. Com a rede social valendo bem mais do que revelado na época, o valor destinado aos irmãos pode ser multiplicado por quatro, conforme a BBC. Uma decisão a respeito do caso deve sair ainda antes de abril.

Conclusão

Na vida real, não existem mocinhos nem vilões. Há, sim, alguns caras mais espertos – como Zuckerberg, o que não invalida os esforços de outras pessoas. Claro, Hollywood é uma indústria e precisa vender. O público espera, em sua maioria, estereótipos, situações antagônicas, tensão e um final feliz. 

A Rede Social já virou cult e, a julgar pelos aspectos técnicos de sua produção, com certeza irá abocanha algumas estatuetas na cerimônia do dia 27. Mas não posso negar minha impressão de que o filme é uma espécie deAmerican Pie com requintes de nerdice. Eu sei, A Rede Social não é engraçado. American Pie também não.

Saverin contou, no blog para convidados da CNBC, um pouco de sua experiência ao assistir ao filme e ressaltou que a produção “foi claramente destinada a ser entretenimento, e não um documentário baseado em fatos”. O co-fundador do Facebook não comenta quais situações realmente aconteceram ou não, mas destaca a importância do filme em inspirar outras a começar um novo negócio. “Com um pouco de sorte, você pode até mudar o mundo”, conclui.

Saverin, no filme, é interpretado por Andrew Garfield, o próximo Homem Aranha dos cinemas

Sean Parker é mais incisivo ao dizer que “o filme é um trabalho completo de ficção”. De acordo com a NBC , ao comentar cenas em que seu personagem aparece usando drogas acompanhado de belas garotas, ele declarou: “eu queria que minha vida fosse assim tão legal.” E Zuckerberg? A figura central de toda a história parecia que não ia falar muita coisa, mas era inevitável falar publicamente sobre o assunto. Na segunda metade de outubro, o jovem bilionário resolveu tecer seus comentários sobre a adaptação para o cinema.

Ele ressalta que a criação do Facebook não teve nenhum empurrãozinho dado por rejeição amorosa ou a vontade de entrar em fraternidades. ”Eles [os criadores de filmes] não conseguem quebrar a cabeça em torno da ideia de que alguém possa desenvolver alguma coisa simplesmente porque gosta de desenvolver”, afirmou.

É claro, filmes realizados para atrair uma grande audiência (e, consequentemente, faturamento), precisam enfeitar a realidade. No caso de A Rede Social, se as verdadeiras mentes por trás do Facebook – o de verdade – são sinceras, a "distorção da realidade" deu muito certo. Com orçamento estimado em US$40 milhões , a adaptação cinematográfica já faturou mais de US$200 milhões no mundo todo e ainda pode levar até oito Oscars na premiação deste ano. Nada mal para a história de um "babaca".