Pode
parecer o reflexo do óbvio, mas não é tão fácil: é preciso provar. O
estudo é simples, mas envolve números, gráficos e algumas variáveis. Não
é o tipo de post “nossa, que emocionante”. Então, se para você basta o
orgulho de saber que nosso time é o maior, pode parar por aqui e deixar
um “VAI, CORINTHIANS” nos comentários. Se o tema te interessar, vá até o
final.
Foram considerados os seguintes tópicos:
- Patrimônio e Ativos;
- Valor da marca;
- Faturamento;
- Potencial de consumo;
- Exposição internacional;
- Mídias sociais;
- Modelo de gestão.
PATRIMÔNIO E ATIVOS
O valor
patrimonial ainda pode ser contestado pelo simples fato da Arena
Corinthians não estar pronta. Mas em recente estudo da Revista Forbes, o
Corinthians foi o único clube citado entre os 37 patrimônios
bilionários do país (o valor da marca foi preponderante). Com o estádio
pronto, o valor patrimonial será indiscutível.
Um imóvel
sofre variações no seu valor conforme a etapa da construção. Funciona
assim quando compramos um apartamento. Na planta, ele tem um valor.
Parcialmente construído, outro. Finalizado tem outro ainda maior.
Certamente, se avaliada, a Arena Corinthians dará ao Corinthians também a
liderança patrimonial.
VALOR DA MARCA
A marca
corinthiana é a única bilionária dentre os clubes das Américas. É o
único clube que figura entre as 25 maiores marcas do futebol mundial.
Sua marca é estipulada em mais de 1 bilhão de reais (valor exato no
gráfico).
Esse
estudo é realizado pela BDO e considerou 18 variáveis. Entre elas: dados
financeiros históricos, desempenho do marketing, hábitos de consumo dos
torcedores, dados econômicos e sociais, entre outros.
Como
fonte, os balanços dos clubes fornecem os dados. Transferências de
atletas não são levadas em consideração. Para avaliar a marca é
considerado o esforço para aumento de receita e não o valor contábil dos
ativos.

COMPOSIÇÃO DO FATURAMENTO
Há três
anos consecutivos, o Corinthians fecha o ano com o maior faturamento
entre os clubes brasileiros. O crescimento em 2011 foi de 37% (veja
gráfico do globoesporte.com abaixo). Após a ilustração, apresentarei
alguns dados para, quem sabe, tentar estipular o faturamento de 2012.
BILHETERIA
Só em
bilheteria, somando o Campeonato Paulista, Libertadores da América e
Campeonato Brasileiro, o Corinthians já atingiu a marca aproximada de R$
17 milhões de LUCRO LÍQUIDO. O valor bruto é ainda mais assustador. A
tendência até o final da temporada é que o Timão atinja um valor
superior a R$ 20 milhões livres de custos.
DIREITOS DE TV
Hoje o
Corinthians arrecada R$ 114 milhões em direitos de televisão, a maior
quantia do país. Com isso, agrega valor ao marketing com a exposição da
marca de seus patrocinadores.
PATROCÍNIOS
Até o
momento, o Corinthians, mesmo sem um acordo definitivo para o
patrocinador master, já faturou (com patrocínios secundários e os
pontuais) cerca de R$ 20,7 milhões, sem contabilizar o patrocinador
atual, a cujo valor não tive acesso. Caso resolva ceder e baixar o valor
que pede pela parte nobre da camisa, existem empresas dispostas a pagar
até R$ 26 milhões por ano. Com a soma das outras partes da camisa, o
clube arrecadaria R$ 39,5 milhões em 2013. Acredito que, se uma dessas
empresas elevar um pouco a proposta (o que me foi revelado é que existem
quatro interessadas), o clube conseguiria atingir algo como R$ 45
milhões (bem próximo a meta de R$ 50 mi) e sem a presença de Ronaldo no
elenco. Com o Fenômeno, o Timão alcançou a marca de R$ 47 milhões.
Some a esse valor o que o clube recebe da fornecedora de uniformes: R$ 20 milhões por ano.
PREMIAÇÕES
Na
Libertadores, o Corinthians faturou R$ 2 milhões até a final e mais R$
4,1 milhões pelo título. No Mundial, o pior cenário é de premiação de R$
4,1 milhões. Caso o Corinthians chegue à final, faturará US$ 5 milhões
caso conquiste o título ou US$ 4 milhões caso perca a decisão.
LICENCIADOS
Segundo a
Época Negócios, apenas com a rede de franquias PODEROSO TIMÃO, o clube
faturou R$ 178 milhões em 2011. A matéria citava 113 lojas abertas no
Brasil.
O número
de produtos licenciados do Corinthians ultrapassa a faixa de 1000 itens.
Diversificados em produtos, franquias, emissora de televisão, web rádio
e no seu programa de sócio torcedor.
De acordo
com nota divulgada em junho de 2012 no site oficial do clube, o Fiel
Torcedor conta com 90 mil associados. Destes, 60 mil estão com a
anuidade em dia e aptos para adquirir seus ingressos pela internet. Em
jogos decisivos, como contra o Boca Juniors, por exemplo, bilheterias
sequer foram abertas. Comodidade ao torcedor, modernidade, combate aos
cambistas e lucro.
POTENCIAL DE CONSUMO
Apesar da
torcida corinthiana não ser ainda a maior do país, é a maior no estado
de São Paulo, Paraná e no Sudeste do país, regiões com maior poder
aquisitivo. Só como exemplo, o potencial de consumo do Flamengo (maior
torcida do Brasil) é apenas o terceiro maior.
O Corinthians lidera o ranking com incríves R$ 450 milhões de pontecial mensal de consumo – veja gráfico:
EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL
A
exposição internacional do Corinthians começou a crescer com a chegada
de Ronaldo. No entanto, nada se compara ao nível a que o clube foi
elevado com a conquista da Copa Libertadores da América e a consequente
classificação para o Mundial. Em dezembro, o Timão será exposto ao mundo
e a conquista do título poderá elevar ainda mais o valor de sua marca e
as ações internacionais.
Contratações
de jogadores estrangeiros colaboram nesse quesito. No Peru, segundo
relatos, é frequente o uso da camisa do atacante Guerrero, ídolo do
país.
Ainda
segundo o Marketing alvinegro – tese da qual discordo – o mercado chinês
está aberto e em expansão pela presença de Zizao no Coringão.
MÍDIAS SOCIAIS E INTERNET
O
Corinthians é, disparado, o clube que melhor trabalha suas mídias
sociais. Tratando apenas das duas ferramentas mais utilizadas pelos
brasileiros (Twitter e Facebook), o Timão é primeiro do ranking em
ambas. No microblog, o número ultrapassa 1.205.000 seguidores, enquanto
na Fan Page oficial do clube, o número chega a quase 3 milhões de
internautas.
O
Corinthians tem o site mais visitado entre os clubes de futebol do
continente e o 16º mais visitado do mundo, segundo estudo publicado em
2010 pelo site Futebol Finance.
MODELO EUROPEU DE CONDUÇÃO DO FUTEBOL
O clube
vem mostrando, ano a ano, um modelo europeu de administração. Manutenção
do treinador, elenco com 15, 16, 17 jogadores com potencial claro para
atuar na equipe titular e, principalmente, o entendimento por parte dos
atletas dessa filosofia. Do time campeão da Libertadores, apenas Ralf
não sentou no banco de reservas por um tempo considerável. Dá para dizer
que é um modelo europeu de condução do futebol. É muito comum a
alternância de jogadores titulares nas maiores equipes do planeta.
UTOPIA
Já em
relação a almejar estar entre os maiores clubes do mundo, para o
Consultor de Marketing Esportivo Amir Somoggi, é utopia pensar que um
clube brasileiro possa constar na lista dos cinco maiores do mundo:
- O futebol brasileiro está um século atrasado em relação ao europeu – destacou.
No ranking
mundial, o Timão aparece na 25ª posição, com uma receita de 138 milhões
de dólares e um resultado operacional de 25 milhões. A dívida alvinegra
está equacionada e sumirá com o passar dos anos se a administração do
clube continuar no mesmo ritmo.
Ainda no
papo com Somoggi, quando questionei sobre o valor do patrocínio
pretendido pelo Corinthians, o consultor afirmou que o valor está acima
do que o clube pode oferecer: “o Corinthians não pode pedir R$ 50
milhões, pois não entregará retorno ao seu patrocinador nem em termos de
marketing e nem em entrega comercial”, finalizou.




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