Muito se fala sobre a tecnologia invadindo os esportes. Um bom exemplo é o caso dos sensores em bolas de futebol, que avisam o juiz quando a bola ultrapassa a linha do gol. Algumas pessoas são contra outras a favor, mas todas concordam que a tecnologia nos acessórios esportivos ajuda no desempenho de atletas de todas as modalidades esportivas.
Em todos os esportes existem aquelas marcas que se especializam no desenvolvimento dos melhores e mais tecnológicos produtos. Por exemplo, nas maratonas de longa distância os tênis Fila são os preferidos pelos atletas quenianos. Já na natação os maiôs da Speedo são os mais velozes e leves da categoria. Independente da categoria a tecnologia está presente, desenvolvendo e otimizando resultados.
Nos últimos anos observamos uma batalha épica pelo desenvolvimento do melhor e mais eficiente tecnologia esportiva, batalha travada por duas das maiores marcas do setor: Nike e Adidas.
A Nike tem focado seus estudos no desenvolvimento de calçados para aperfeiçoar a velocidade dos atletas. Através de muito estudo em túneis de vento e na estrutura perfeita as chuteiras nike possui tecnologias para solados que se adaptam ao solo e modificam as condições do calçados para criar mais tração e aumentar a aceleração.
O futebol é o ramo mais explorado pela marca. Chuteiras, luvas, calções, camisas e tudo o que você imaginar é fabricado com mais sofisticada tecnologia existente. Tecnologias que permitem criar calçados com cravos inteligentes e tecido que reconhecem as necessidades do atleta permitindo melhores resultados.
A concorrência não fica atrás e é gigantesca no ramo tecnológico dos esportes. A Adidas também desenvolveu técnicas de aperfeiçoamento da velocidade e habilidades dos jogadores de futebol. Foi criado pela marca, um chip que analisa as condições do jogador durante o treinamento e gera gráficos que mostram quando e onde intensificar os exercícios para obter melhores resultados durante uma partida.
O número de tecnologias Adidas é pequeno. São basicamente 12, mas são elas que dão resistência, praticidade e conforto aos calçados da marca. Por exemplo, a tecnologia “ClimaCool”, muito conhecida nas camisetas Adidas, agora toma conta dos calçados. Ela oferece melhor respiração dos pés através de materiais que possuem uma combinação perfeita entre umidade e ventilação.
Por incrível que pareça, as marcas investem tecnologia até nas cores dos atuais produtos esportivos. O vermelho usado em vários produtos Nike tem a função de ajudar na concentração e aumenta a chances de vitória, já a cor amarela, muito explorada pela Adidas, pode influenciar no astral do atleta e intensificar o desempenho no esporte.
Não importa a marca, a tecnologia está presente em todas as áreas esportivas. Seja para melhorar a velocidade, otimizar a transpiração ou reduzir os impactos proveniente de esportes de contato, a tecnologia se faz presente e cria uma geração de super atletas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente com responsabilidade