Hoje, as olimpíadas contam com 26 modalidades de esportes diferentes que reúnem cerca de 10 mil atletas de todos os países. O que pouca gente sabe é que a lista de espera para entrar nas competições e se tornar um esporte olímpico é imensa. Conheça agora os mais prováveis esportes que estarão presentes nas próximas olimpíadas. Competição que será realizada no Brasil em 2016.
O primeiro que aparece na lista é Basquete 3×3, um esporte que como o próprio nome sugere, é praticado entre 6 atletas, 3 de cada time. O esporte possui a pontuação idêntica ao tradicional basquete. A diferença está no espaço usado, nessa categoria é usada apenas metade da quadra. Isto torna o jogo mais rápido e exige melhor técnica dos atletas.
A categoria já possui confederações em todos os continentes e terá seu campeonato mundial realizado em 2012, no mês agosto na Grécia. Campeonatos nacionais e regionais já acontecem com frequência no Brasil e no mundo, o que oferece ainda mais força para a popularização e conquista do esporte nas olimpíadas.
O segundo esporte também é uma variação de uma modalidade já presente nos jogos olímpicos de Londres, a patinação sobre rodas ou patins artísticos. A modalidade já conta com campeonatos mundiais e está presente no pan-americano, uma competição que também acontece a cada 4 anos e reune todos os países das Américas. Para o esporte o único obstáculo é a organização de confederações e a união entre elas.
É indicado para crianças de 10 a 11 anos que gostem de patinar. Segundo treinadores é nessa idade que se torna mais fácil o molde atlético das crianças. O treinamento começa como simples brincadeiras e competições, mas com a desenvolvimento técnico é inserido novos exercícios e estilos de patinação, visando sempre às competições de alto nível.
Os terceiros membros da lista reuni na verdade 2 esportes diferentes, mas entram na mesma modalidade. O Karatê e o Jiu-Jitsu estão em alta em todo o mundo, podemos creditar a fama dos esportes ao MMA, luta-livre que ganhou vários adeptos em todo o mundo graças ao UFC. Por isso possuem grandes chances de se tornarem esportes olímpicos na próxima edição dos jogos. Falta apenas trâmites burocráticos para oficializar a presença do Karatê e do Jiu-Jitsu nos Jogos.
Estes sãos os principais esportes que provavelmente estarão presentes nas Olimpíadas do Rio em 2016. Se você pratica ou tem vontade de praticar alguns desses esportes é hora de se empenhar nos treinamentos e garantir presença nas olimpíadas. Existem lugares que oferecem aulas gratuitas em São Paulo, a lista você confere no site da Prefeitura de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente com responsabilidade