JOHANNESBURGO - Quase 12 milhões de crianças na África do Sul iniciara esta quarta-feira em um coro de “Parabéns para você” pelas celebrações do 94º aniversário de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e ícone da luta contra o apartheid. Danças tradicionais e festas pelas ruas do país também marcam a data, conhecida como Dia de Mandela, ou “Madiba”, como é chamado carinhosamente, em referência ao clã de sua família.
As homenagens não se limitaram às crianças. Na véspera, o
líder sul-africano recebeu a visita do ex-presidente americano Bill
Clinton e hoje, o atual ocupante do cargo, Barack Obama, enviou seus
parabéns. "Mandela mudou o arco da História, transformando o seu país, o
continente e o mundo", escreveu Obama, o primeiro presidente negro dos
EUA.O partido do governo da África do Sul, o Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês), divulgou uma nota de 1,450 palavras elogiando o ex-presidente e pedindo que todos os 50 milhões de cidadãos do país “continuem a construir o sonho de Mandela na África do Sul”.
Comunidades na África do Sul e em todo o mundo vão dedicar 67 minutos do dia para trabalhos de caridade e projetos para os necessitados para marcar 67 anos de Mandela em ativismo político e pela paz. Clérigos e políticos da África do Sul pediram às pessoas em todo o país "para fazer de cada dia um Dia de Mandela."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente com responsabilidade